06/12/2018

Giro pelas atividades PETNUT de Novembro


 NUTRIÇÃO COM IDOSOS

  No dia 21 de Novembro, o grupo PETNUT realizou uma atividade educativa com um grupo de idosos que frequenta o centro OSCEIA, uma associação civil beneficiente localizada no Jardim Nova Esperança, sem fins lucrativos que visa promover a assistência social e a educação.

Resultado de imagem para osceia
OSCEIA - Jardim Nova Esperança (Goiánia-GO)

     A atividade abordou a alimentação saudável e o excesso de industrializados de uma maneira dinâmica e lúdica: um bingo adaptado com alimentos industrializados. Logo, nessa atividade, ao invés de pedras de bingo, foram utilizadas embalagens de alimentos industrializados, ricos em sal, açúcares e gorduras. Dessa forma, o condutor retira, aleatoriamente, uma embalagem de cada vez de dentro de uma caixa e, quem tiver a imagem daquele alimento em sua cartela, faz a marcação. Em seguida, era feita uma explicação na forma de roda de conversa sobre as características e os malefícios do alimento sorteado, sendo retirada também dúvidas dos participantes.


Bingo de Alimentos Industrializados
    O público adorou a ação que foi executada na forma de roda de conversa, na qual foi comentado a respeito de cada alimento retirado no bingo. Além disso, foi discutido e respondido várias dúvidas que iam surgindo ao longo da tarde, como tabus e diferenças entre alimentos integrais e refinados, entre outros. 
    Essa ação possivelmente abrirá portas para futuras atividades de extensão para o ano de 2019 com esse público, que de forma muita receptiva, adorou nossa visita! 

Foto no final da ação de Nutrição com Idosos


TALK SHOW 

    Em setembro de 2019, será sediado em Goiânia, o IV Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ENPSSAN), e o grupo PETNUT tem a honra de fazer parte da comissão organizadora desse grandioso evento.

    Dia 22 de novembro, no auditório da faculdade de Nutrição e Enfermagem, tivemos a oportunidade de participar de um evento "pré ENPSSAN", o Talk Show : "Que Brasil temos e teremos? A pesquisa e ação pública em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional".
    Na oportunidade, estavam presentes como expositores do debate membros da rede de pesquisa em Segurança Alimentar: Ana Maria Segall (UNICAMP, FIOCRUZ Brasília), Nilson Maciel (UFPR), Sandra  Chaves (UFBA) e Renato Maluf (CPDA/UFRRJ). E os moderadores: Fernando Marcelo (Balaio Cerrado), Karla Hora (EECA/UFG) e Vitor Freitas (FD/UFG).



                                                   Expositores e moderadores do Talk Show

   A ocasião, proporcionou a exposição e debate de pautas importantes, atuais, colaborativas e significativas acerca da atual conjuntura e seus impactos na Pesquisa em Alimentação, Nutrição, Alimentos, Agroecologia, Direitos e Coletividades. Sem dúvidas, o momento foi extremamente rico e tratou a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em um contexto amplo, interdisciplinar e multiprofissional.


                                                                Foto ao final do evento 



Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados