No dia 04 de fevereiro de 2011 foi feita uma reunião da Comissão Executiva do XVI ENAPET. Essa reunião estava marcada desde dezembro de 2010.
Estavam presentes os tutores Estelamaris Tronco Monego (PET-NUT), Getúlio Antero de Deus Junior (Grupo “PET - EEC (Conexões de Saberes)”), Renata Mazaro e Costa (Grupo PET-Bio), Paula Regina de Souza (Grupo PET-Enf-Jataí), professor Francisco Luiz de Marchi, representando a PROGRAD/UFG e alunos petianos representantes dos grupos “PET - EEC (Conexões de Saberes)”, PET-NUT, PET-BIO, PET-ENGALI, PET-ENF, PET-MAT, PET-CCG, PET-GEO e PET-FISIO.
A pauta da reunião incluiu: data do ENAPET e a elaboração do cronograma de reuniões da Comissão Executiva.
Alguns pontos importantes da Ata:
"A coordenadora do XVI ENAPET, profa. Estelamaris, fez um breve relato acerca das discussões que envolvem a data do ENAPET. Segundo a professora, há uma discordância com relação à data anteriormente acordada para a realização do evento (27 a 29 de julho) tendo em vista a realização da reunião anual da SBPC (10 a 15 de julho), em cujo período a UFG estará totalmente mobilizada. No entender da PROGRAD/UFG, após a realização deste evento haverá uma desmobilização interna na Universidade, que poderá trazer prejuízos ao ENAPET."
"O professor Francisco, trouxe a opinião da professora Sandramara Matias Chaves, pró-reitora de graduação/UFG, que sugere a realização do ENAPET na semana anterior à SBPC (04 a 09/07) a fim de que seja aproveitada a estrutura montada para esta. Segundo o professor, como a SBPC será realizada em Goiânia e todo o apoio será dado a este evento, há uma preocupação de que o ENAPET não tenha nenhum prejuízo em sua organização. Segundo a professora Sandramara, a realização do ENAPET no final do mês traz dificuldades quanto ao apoio da UFG ao evento. "
"O assunto foi longamente discutido por todos, tendo o professor Getúlio defendido a desvinculação das datas, a exemplo do que já havia sido acordado. Com esta compreensão, foi feita uma proposta de criar uma data para o ENAPET durante o segundo semestre, tendo sido sugerido o período de 12 a 15 de outubro. Esta data foi defendida pelo fato de conter um feriado, o que facilitaria a vinda de outros grupos ao ENAPET. Por outro lado, daria a visibilidade necessária ao evento e a devida importância ao PET, o que não ocorre quando em momento paralelo à SBPC."
"Foram votadas 4 propostas de data, sendo proposta 1 (semana de 4 a 9 de julho), proposta 2 (14 a 16 de julho), proposta 3 (27 a 29 de julho) e proposta 4 (12 a 15 de outubro). Em votação, foi aprovada por unanimidade a proposta 4. Foi ressaltado pela coordenadora que esta reunião tem caráter deliberativo de assembléia, uma vez que foi agendada desde o dia 17 de dezembro p.p. e que, portanto, o XVI ENAPET acontecerá em Goiânia (GO), no campus II da UFG, no período de 12 a 15 de outubro de 2011."
Agora os GRUPOS PET podem se organizar para o XVI ENAPET!!
Esperamos a presença dos petianos de todo o Brasil. E os grupos de trabalho para a organização do ENAPET já estão trabalhando a todo vapor para que o evento seja o melhor dos últimos tempos!
Abraço a todos!
E as ajudas de custo, que saem mais fácil p SBPC?
ResponderExcluirE os busoes saindo p SBPC /ENAPET agora vao somente p ENAPET, serao mais dificeis de conseguir..
Goiania já é perto.. aluguel deve sair uns 13 mil.. se a IES botar banca como os interpets vao bancar essa grana toda?
Fora as aulas.. quem vai poder perder 2 semanas de aulas..
Não concordo com a decisão, deveria ser revista
ResponderExcluirSó espero que não seja um evento vazio, já que irá ocorrer em plena época de provas. Pra quem mora longe fica muito complicado ;~~
ResponderExcluirRealmente complica bastante pra quem mora longe, eu particularmente quero muito participar do evento, mas não pretendo prejudicar minha graduação pra ir até Goiania...
ResponderExcluirVárias vezes o ENAPET foi realizado junto a SPBC e temos históricos de otimos eventos. Acho que a decisão dificulta muito, pq tem gente que vai precisar viajar 2-3 dias de ônibus pra ir para Goias, o que seria bem melhor durante as ferias, ja que nao tem aulas, provas, trabalhos, etc. E ninguém aqui quer um evento vazio, pq isso foge totalmente das realidades dos encontros do PET
ResponderExcluirisso vai contra TODAS as discussões que ocorreram em vários anos de encontro, isso é jogar várias discussões diretamente no lixo!
ResponderExcluiressa decisão não compete somente a organização, a partir do momento que é diretriz do movimento pet que seja atrelado.
Provavelmente só comparecerão ao ENAPET os petianos de Goiás. E, talvez, aqueles que poderão se dar ao luxo de ir de avião (pouquíssimos) e aqueles que pretendem perder uma semana de aula num final de semestre.
ResponderExcluirSó posso dizer uma coisa: parabéns pela "sábia" decisão.
A decisão é complicada, uma vez que a realização dos dois eventos simultaneamente sempre foi um requisito dos próprios participantes, sendo o local escolhido inclusive vinculado à SBPC, caso contrário poderia ser realizado em outro local. Concordo com os questionamentos sobre dificuldades para se conseguir apoio financeiro e institucional para uma viagem a mais, já que muitos alunos terão que se deslocar duas vezes à Goiânia para dois eventos diferentes. Isso fará com que muitos tenham que escolher entre participar do ENAPET ou da SBPC, o que a meu ver é extremamente prejudicial para os eventos e principalmente para os participantes. Peço que revejam a decisão tomada, ela com certeza prejudicará o evento.
ResponderExcluirAtenciosamente,
Ana Paula Lima Ferreira
Petiana egressa do curso de Administração Públcia da UNESP.
ferreira.apl@gmail.com
Ata: "Também relatou conversa telefônica com o presidente da CENAPET, professor Álvaro
ResponderExcluirAyala, que apóia qualquer decisão tomada pelo grupo da UFG com relação à data do ENAPET,
porém prefere a realização do ENAPET em paralelo à reunião da SBPC."
Desrepeitando uma decisão tomada na assembléia em Natal.
No geral não gostei dessa mudança de data. A não ser pela parte que trata de dar mais visibilidade ao PET, porém o evento sempre aconteceu na mesma data do SBPC e acredito que isso dá uma certa força, visibilidade além de credibilidade aos grupos PET. E como todos já manifestaram nos comentários abaixo. A data é péssima tem universidades que vem de ônibus e perdem 2 a 3 dias na estrada e isso vai se traduzir em perca de provas, aulas e outras coisas mais. Espero que a decisão seja revista ou corremos o risco de ter um ENAPET com pouquíssimos grupos PET.
ResponderExcluir