O desperdício de alimentos ocorre nas plantações, no transporte, no armazenamento, e ainda na compra e preparo de alimentos.
Estudos evidenciam que a cada 3 kilos de alimentos produzidos no mundo, ao menos um é jogado fora, além disso revela que grande parte dos alimentos descartados, estão em condições de consumo, bem como são o bastante para alimentar milhões de pessoas que convivem com a fome.
É notório o desperdício de alimentos nos supermercados e feiras, onde muitos alimentos vão para o lixo, uma vez que não foram vendidos em função de terem sofrido manipulação inadequada nos postos de venda, ou ainda apresentam características foras dos padrões de mercado como manchas e amassados.
Em casa as pessoas podem amenizar as perdas atentando-se a compra, higienização, preparo e conservação adequada, que diminuem o risco de contaminação.
Na cozinha, o descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser utilizadas em várias receitas, exemplificam que jogamos fora o que poderia estar no prato.
O aproveitamento integral dos alimentos consiste em utilizar o alimento de forma sustentável e integral, colabora para reduzir o desperdício, além de contribuir para a adoção de uma alimentação saudável, rica em nutrientes e fibras de forma a garantir o direito à segurança alimentar e nutricional, direito de todos ao acesso a alimentação adequada sem prejuízos a outras necessidades essenciais.
Confira algumas receitas nutritivas e que fazem uso do alimento de forma integral!
http://www.slowfoodbrasil.com/ |
|
http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/17_08_2010_10.07.02.b0b905843dd510f8ac5f784860ff5809.pdf |
http://panelinha.ig.com.br/site_novo/home/ |
Fontes: http://mesabrasil.sescsp.org.br/media/1016/receitas_n2.pdf
file:///C:/Users/TEMP.MODELO.092/Downloads/33surpresas(1).pdf
http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1350
Nenhum comentário
Postar um comentário