11/03/2015

O papel do Nutricionista na consciência ambiental

O Brasil está enfrentando uma forte crise hídrica que põe em risco não apenas o abastecimento das cidades, mas também a disponibilidade de alimentos com qualidade e em quantidade suficiente para a população. Além disso, o aumento da produção de lixo pela sociedade causa um grande impacto ambiental. Grande parte desse lixo é proveniente do descarte de embalagens de alimentos.
Diante dessa problemática, é essencial que o profissional nutricionista se empodere do seu papel social, para que a promoção da saúde seja efetivada com plenitude. Com isso, o posicionamento desse profissional deve estar em harmonia com os princípios da segurança alimentar e nutricional, uma vez que a alimentação saudável deve ser obtida através de meios de produção sustentáveis.
Este é um tema que vem preocupando toda a comunidade de Nutricionistas, inclusive o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), que recentemente publicou uma nova edição com o tema: Alimentação e Nutrição para um Mundo Sustentável. Outro órgão que está preocupado com a crise hídrica e seus desdobramentos é o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que irá debater o uso consciente da água no terceiro encontro temático nos dias 4 e 5 de Agosto, em São Paulo. Segundo José Graziano da Silva, diretor-geral da agência da ONU para agricultura e segurança alimentar (FAO), "Estamos tendo uma quebra enorme da safra de todos os produtos". Com isso, a queda na produção de alimentos atinge a qualidade da alimentação da população, interferindo na manutenção da qualidade da vida.


Mas então, o que podemos fazer para minimizar os efeitos da crise hídrica atual e da grande produção de lixo? Veja possíveis soluções que todos nós podemos colocar em prática para ter um planeta melhor, e assim, uma melhoria da qualidade de vida:
  • Plantar uma horta caseira com alguns vegetais e condimentos utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet e pneus usados
  • Evitar o desperdício de água, energia e de alimentos (através de medidas simples, como por exemplo, desligar a torneira enquanto se escova os dentes; sempre desligar os aparelhos eletrodomésticos enquanto não estiver usando-os; evitar o famoso “olho maior que a barriga”)
  • Promover a reciclagem das embalagens dos alimentos (e de outros produtos)


Confira maiores informações nos links abaixo:


http://www.cfn.org.br/eficiente/sites/cfn/pt-br/encartes/Revista_CFN_44.pdf
http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1674
http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1669
http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1635
http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1666



Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados