Uma das receitas básicas para modelagem de diversos objetos artesanais, como vasos, máscaras e bonecos é com o uso do papel machê. O papel machê é uma massa muito simples e fácil de fazer, que é obtida com uma mistura de papel umedecido em água, juntamente com cola.
E esta massa que é produzida pelo papel machê é bem maleável, permitindo assim a modelagem de vários objetos, que depois de secos, se tornam lindas peças, que podem ser lixadas e pintadas com muita criatividade e liberdade.
- Origem do papel machê
O papel machê foi criado pelos chineses há mais de 2 mil anos atrás, onde posteriormente foi levado para Europa, onde era utilizado para produção de objetos de decoração, em países como França e Inglaterra. E foi na França que surgiu seu nome, papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado.
- Como fabricar papel machê?
1. Pegue um pouco de papel (pode ser jornal, papel toalha, papel higiênico...) e pique-o todo em tiras bem fininhas;
2. Mergulhe o papel em uma bacia com água (2/3 de água para cada 1/3 de papel picado), e deixe o papel de molho até ficar encharcado;
3. Depois, esfarele e amasse o papel úmido com as mãos, para que ele se torne uma massa homogênea;
4. Faça pequenas bolas de massa com as mãos, e aperte bem para retirar todo excesso de água;
5. Coloque toda massa seca em uma vasilha, amasse para esfarelar e adicione cola branca (30 g de cola para cada 500 g de papel);
6. Mexa bem a mistura com as mãos, até que a cola fique bem aderida ao papel amassado;
7. E pronto você já tem papel machê para soltar toda sua criatividade no artesanato!!!
Nenhum comentário
Postar um comentário