11/08/2017

AGOSTO DOURADO, MÊS DEDICADO AO ALIMENTO PADRÃO OURO: O LEITE MATERNO

Resultado de imagem para agosto dourado



Você sabia que a amamentação exclusiva até o sexto mês é uma estratégia capaz de salvar a vida de 13% de crianças menores de 5 anos, por prevenir problemas de saúde, como as doenças infecciosas? E que isso corresponde a 6 milhões de crianças salvas por ano?


Sendo considerado como alimento único, econômico, sustentável e mais completo para o bebê, o leite materno possui uma composição variada conforme a necessidade do seu filho (a). Este, além de ter os nutrientes básicos que promovem o adequado crescimento e desenvolvimento infantil, também, contêm mais de cem componentes (por exemplo, anticorpos, células de defesa, e até células-tronco) que não podem ser replicados no leite artificial.


Mesmo diante de tantos benefícios, muitas vezes, as novas mães por não ter o devido apoio de seu companheiro, familiares e não conseguir conciliar com sua rotina de trabalho, a fase de amamentação exclusiva (até os 6 meses de idade) acaba sendo prejudicada. Por essa razão, as chances do desenvolvimento de doenças como a anemia, alergias, infecções, intolerâncias e obesidade tem aumentado, além da maior frequência de cólicas e interferência no desenvolvimento da fala e respiração do bebê. 


Vale ressaltar também, que, a falta de amamentação também é desfavorável à mulher, pois pode aumentar as chances de hemorragias e anemias pós-parto e, futuramente, promover o desenvolvimento de câncer de mama e/ou de cólon do útero.
Em atenção à situação atual, foi instituído no dia 08 de março desse ano o Mês do Aleitamento Materno, Agosto Dourado, já que o leite humano é considerado padrão ouro de alimentação. A nova proposta aprovada pelo plenário do Senado, visa promover a amamentação e incentivar ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância sobre o aleitamento materno não só para a sobrevivência infantil e seu adequado desenvolvimento, mas, também para beneficiar a saúde das mulheres em longo prazo.
Resultado de imagem para semana do aleitamento materno 2017O que poucos sabem é que há vinte anos, entre os dias 10 e 7 de agosto, são realizadas ações em todo o mundo voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Na qual diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e tantos outros se mobilizam e são mobilizados para promover, proteger e apoiar a amamentação. As atividades ocorrem em parques, shoppings, praças, de modo a ter grande visibilidade.


Fontes consultadas:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados