08/12/2016

Resultado de imagem para dezembro laranja
Atenção! O corpo fala! Dezembro laranja, mês dedicado à prevenção do câncer de pele

                Outubro Rosa, Novembro Azul e agora é a vez do Dezembro Laranja. Trata-se de uma iniciativa que surgiu em 2014 e faz parte do Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD). 
Segundo a instituição, a maioria dos casos pode ser evitada com medidas simples como: uso de filtro solar, chapéu, boné e cuidado com o excesso de exposição ao sol, bem como os horários de maior incidência solar.
         Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) os brasileiros não se protegem adequadamente o que contribui para a grande incidência da doença. O câncer de pele é o de maior prevalência entre os brasileiros, incluindo os casos de câncer melanoma e não-melanoma. Só em 2016, mais de 175 mil novos casos são estimados no Brasil.
Com a chegada da estação mais quente do ano, a incidência da radiação solar sobre a pele humana aumenta no verão e pode vir a desenvolver câncer de pele. Em 2016, a SBD antecipou o início da campanha para setembro com o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele”, que alerta para os fotodanos gerados pela exposição desprotegida aos raios solares. Os fotodanos são os problemas na pele causados pelo sol menos graves que o câncer da pele. A exposição excessiva pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para câncer.
          Para comunicar a ação foi feito um alfabeto de corpos, formado por modelos contorcionistas por meio de palavras que remetem aos danos causados pelo sol. Outra novidade da campanha foi a criação de um personagem para atrair a atenção das crianças, o Super Protetor, um super-herói criado para estabelecer desde cedo uma cultura de cuidado com a pele, visando, assim, reduzir os riscos de doenças no futuro, bem como a chance de envelhecimento, melasma, sardas, queimaduras e o próprio câncer da pele.
O dezembro laranja chama atenção, também, aos sinais e sintomas, além do diagnóstico precoce. 

FIQUE ATENTO!!

Os principais sintomas são: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; mancha ou ferida que não cicatrizam e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões e sangramento. Exames clínicos com biópsia solicitados dermatologista ou oncologista são fundamentais para diagnóstico e tratamento da doença.



Fonte:
http://www.sbd.org.br/sbd-antecipa-campanha-dezembro-laranja-que-este-ano-fala-sobre-o-fotodano/
http://www.infonet.com.br/noticias/saude//ler.asp?id=181049
http://www.clinicareichow.com.br/informacoes/dezembro-laranja-mes-de-conscientizacao-do-cancer-de-pele/

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados