30/11/2016

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

A AIDS,  Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo, pois o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ataca as células de defesa do nosso corpo, o que deixa o organismo vulnerável a diversas doenças oportunistas. O Vírus HIV pode ser transmitido de várias formas, dentre elas destaca-se: sexo sem proteção (oral, vaginal ou anal); agulhas e seringas contaminadas compartilhadas; da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação; transfusão de sangue com o vírus.
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1º de dezembro, foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de  1987. A data foi criada como uma forma simbólica de mobilização para todos os povos acerca da AIDS.
O laço vermelho criado em 1991 por designers que queriam homenagear amigos e familiares que haviam morrido por decorrência da doença, foi escolhido desta cor por simbolizar a ligação entre sangue e paixão e é um símbolo internacional da consciência sobre o HIV e a AIDS, que passa a ideia de solidariedade e comprometimento na luta contra a doença. O Laço Vermelho precisa ser mais que um símbolo. Deve representar as mesmas causas, que visa estimular a testagem para diagnóstico do HIV, prevenir o HIV, realizar o tratamento para quem é soropositivo e superar o preconceito.

O Ministério da Saúde estima em 734 mil brasileiros vivem com o HIV. Desse contingente, 417 mil usam os medicamentos antirretrovirais ofertados na rede pública. Portanto, estão com a carga viral mais controlada, o que reduz a chance de infectar outros indivíduos. Porém, 167 mil pessoas sabem que possuem a doença, mas não procuram tratamento. Outros 150 mil convivem com o vírus e não sabem. Ou seja, estes dois grupos permanecem com o HIV sem controle, o que representa risco elevado de infecção. Isso também se deve pela forma tardia que o vírus apresenta de se manifestar.

Fonte:http://www.aids.gov.br/noticia/2015/vamos-todos-divulgar-o-laco-vermelho-em-dezembro
http://www.aids.gov.br/pagina/o-que-e-sistema-imunologico

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados