23/06/2016

Você Sabia?! Só no Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino!


Cerca de um terço da comida produzida no mundo vai para o lixo a cada ano e com ela o desperdício de energia, mão de obra, água e produtos químicos envolvidos na sua produção e descarte (FAO 2013). Essa realidade fica ainda mais triste quando vemos que no Brasil 3,4 milhões de pessoas encontram-se em situação de insegurança alimentar. Todos os dias, uma a cada oito pessoas vão dormir com fome.
            O desperdício de alimentos pode ser visto em toda a cadeia alimentar, sendo:

  • 10% campo
  • 50% manuseio e transporte
  • 30% comercialização e abastecimento
  • 10% varejo e consumidor final

Se a gestão pública e privada atuar na redução do desperdício, haverá um impacto significativo no problema da fome, pois o problema não é a falta de alimentos e sim a falta de gestão e conscientização dos governos, produtores de alimentos, consumidores e fornecedores de refeições.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o desperdício das frutas e hortaliças é de aproximadamente 10% ainda no campo e a maior perda é notada no transporte, chegando a 50% da produção.
É revoltante pensar que o nosso país joga no lixo 58% da comida produzida. Porque ainda existe fome se o planeta produz o suficiente para alimentar 12 bilhões de pessoas?                         

Essa é uma pergunta que todos deveriam se fazer diariamente, antes de apertar uma fruta; antes de jogar as cascas de frutas e hortaliças no lixo que poderiam ser reaproveitadas em outras preparações; antes de quebrar a ponta do quiabo; antes de esbarrar nos alimentos expostos em feiras e supermercados; no momento da compra, evitando excessos que poderiam ser destinados ao lixo; no planejamento da quantidade de refeição produzida nas unidades de alimentação, de modo que a produção não exceda o número de comensais; doar alimentos para os bancos de alimentos; dentre outras diversas intervenções que poderiam ser implantadas para a redução ou até mesmo extinção do desperdício de alimentos.
Esse assunto foi muito debatido, na última quinta-feira (22/06) deste ano, em uma Audiência Pública no Senado, onde se discutiu sobre o desperdício de alimentos. As principais pautas mencionadas foram a respeito das práticas inadequadas dos consumidores em restaurante em relação à contaminação dos alimentos que são classificados como resto, outra problemática identificada que contribui para o      aumento do desperdício.
Sendo assim, é necessário um maior empenho em campanhas contra o desperdício de alimentos com o intuito de conscientizar e impactar a população a respeito das consequências deste problema.

Para saber mais sobre o assunto acesse:


Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados