17/06/2016

Chega mais! Vem conhecer a história das Festas Juninas!!!

Êta que chegou a melhor época do ano: As festas juninas!!!  Muita quadrilha, comidas típicas, músicas animadas e trajes coloridos e enfeitados. Mas de onde surgiram essas festas? O PETNut traz pra você, leitor fiel, a história dessas festas que amamos.
                A origem das festas juninas é bem mais antiga do que pensamos! No período pré-gregoriano, povos pagãos comemoravam a fertilidade da terra e as boas colheitas do período do solstício de verão. Essas comemorações ocorriam por volta do dia 24 de junho, no nosso calendário atual. Com o passar do tempo e a ascendência da Grécia antiga, essas festas passaram a ser dedicadas a deuses que teriam a função de garantir que as colheitas fossem boas e a fertilidade persistisse. Uma das deusas homenageadas era Hera, esposa de Zeus.


                Simultaneamente ocorria a expansão do império romano, e por volta de 146 a. C., essa expansão chegou à Grécia, que foi dominada. Em consequência, aconteceu a fusão entre a cultura, arte, literatura, filosofia e religião (período Helenístico) dessas duas grandes potências da antiguidade. Iniciou-se então, uma associação entre os deuses gregos e seus homólogos romanos, assim a deusa Hera, no império romano era conhecida como Juno e as festividades que ocorriam no período do solstício de verão, começaram a ser chamadas de “Junônias”, que mais tarde se tornariam “juninas”.
                Com a difusão do cristianismo pelo império romano e consequente criação da igreja Católica, essas festividades começaram a ser associadas pela igreja, que soube diluir o culto aos deuses pagãos e substituí-los pelos santos. Deste modo, as comemorações do mês de junho passaram a ser destinadas a santos, figuras intimamente relacionadas a Jesus Cristo. O principal homenageado era João Batista, primo de Jesus. Assim as festas passaram a se chamar Joaninas e mais a diante, Juninas. Hoje as festas são dedicadas a três santos São João, São Pedro e Santo Antônio.
                Essas comemorações chegaram aqui no Brasil durante o período colonial, trazidas pelos Portugueses. Aqui essas festividades de estabeleceram e se consolidaram, agregando elementos tipicamente brasileiros, mesclados por características herdadas dos indígenas, africanos e europeus. Elementos como a fogueira, trajes coloridos e cheios de babados, baseados no estilo caipira, dança marcada e divertida, fogos de artifício e brincadeiras como pau de sebo e correio elegante, não podem faltar nesse tipo de festa.  Já as comidas típicas, ficam por conta das boas colheitas na safra de milho, que dão origem a preparações como pipoca, pamonha, curau, milho cozido, canjica e outras, que fazem o maior sucesso em todo o país.
                Essa é a história das festas da melhor época do ano! Gostaram!? Acompanhem o nosso blog e fiquem por dentro de vários assuntos interessantes.





Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados