10/05/2016

Plataforma Lattes




        A Plataforma Lattes surgiu com o objetivo de facilitar o planejamento, a gestão e a operacionalização do fomento à pesquisa e das instituições de ensino e pesquisa. Em agosto de 1999, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lançou e padronizou o currículo Lattes como sendo o formulário de currículo a ser utilizado no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia e CNPq. Essa base de dados foi denominada em homenagem a um físico atuante no Brasil, César Lattes, falecido em 2005. Desde que surgiu foi observado constante aumento na sua abrangência, sendo utilizado pelas principais universidades, institutos, centro de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa dos estados como instrumento para a avaliação de pesquisadores, professores e alunos. O Currículo Lattes foi implantado em países como Colômbia, Equador, Chile, Perú, Argentina, Portugal, Moçambique e outros que estão em processo de implantação.
A Plataforma Lattes, criada e mantida pelo CNPq, é um meio de integração de bases de dados de currículos em um único Sistema de Informação, destinada a grupos de pesquisa e a instituições. O Currículo Lattes é hoje considerado um padrão nacional, empregado pela maior parte das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país, responsável por registrar a vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores. A Plataforma é considerada a principal e mais importante base de dados, que permite facilitar as análises de currículos e méritos. Portanto, é referência em armazenamento de dados e cruzamento de informações. 




          Diante da importância da Plataforma Lattes no ambiente acadêmico e a percepção da dificuldade dos discentes com a plataforma, o PET Nutrição UFG propôs e realizou no dia 06 de maio de 2016, das 16h às 18h, o Minicurso Lattes. 

Foram abordados os seguintes temas na palestra introdutória: 
- Conhecendo a Plataforma Lattes
- Iniciando o Currículo Lattes 
- Atualizando o Currículo Lattes
- Dicas e Observações

        Além disso, foi disponibilizado um período de trinta e cinco minutos para a prática, no qual os participantes tiveram a oportunidade de anexarem seus certificados no Currículo Lattes, com auxílio da Professora Mestranda Maria Luiza Ribeiro e dos petianos (as). 
       O Minicurso Lattes teve uma ótima avaliação e acrescentou de forma significante para o conhecimento dos alunos presentes. Quem não participou do 1º Minicurso Lattes, ainda terá chances. Fiquem atentos, em breve será ofertado o 2º Minicurso Lattes.



Saiba mais em: http://lattes.cnpq.br/

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados