04/05/2016

PET Nutrição no III ECOPET

Nos dias 20 a 23 de abril aconteceu o III ECOPET (Encontro do Centro-Oeste de grupos PET), em Dourados - MS, sediado pela Universidade Federal da Grande Dourados. Da Universidade Federal de Goiás, estiveram presentes PET Nutrição, PET Enfermagem regional Goiânia, PET EMC (Engenharias Elétrica, Mecânica e de Computação), PET Biologia, PET Geografia, PET Engenharia de Alimentos e PET Vila Boa.
O Encontro Regional de Grupos PET tem como premissa fomentar o debate a respeito da educação superior e das ações desenvolvidas pelos Grupos PET do Centro-Oeste no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, com intuito de promover uma formação superior de qualidade , integrando os Grupos do Programa de Educação Tutorial – PET desta região, ao mesmo tempo em que promove maior visibilidade e maior inserção dos Grupos PET no cotidiano dos respectivos cursos nas faculdades que os abrigam.




Para estreitar os vínculos de socialização, de conhecimento e de pertencimento, foram programadas palestras, grupos de estudo e de Trabalho (GDT), oficinas, reuniões de bolsistas e de tutores, atividades culturais e saraus que certamente promoveram o sentimento de cordialidade e de pertencimento à comunidade PET.
 Os temas do GDTs foram:


  1. Ações para desenvolvimento e fortalecimento do programa/visibilidade do PET na instituição.
  2. Educação Tutorial: Teoria e prática
  3. Financiamento do Programa de Educação Tutorial
  4. Filosofia do Programa
  5. Avaliação
  6. Função Social do Programa


         E as oficinas foram:
 
  1. A história social do blues e jazz
  2. Processamento de linguiças
  3. Contação de histórias
  4. Sensibilização Ambiental: Reutilizando para decorar
  5. Viagem técnica a Bonito - MS
  6. Aquariofilia
  7. Técnica de Bonsai
  8. Técnica de Shantala
  9. Prática de Uso de Equipamento de proteção individual e de emergência.


Durante o III ECOPET, os bolsistas e tutores tiveram a oportunidade de promover, sobretudo, o intercâmbio e a cooperação entre os grupos, consolidando o modo de pensar e de fazer a educação tutorial na Região Centro-Oeste, buscando novas alternativas para aprimorar a graduação e atividades desenvolvidas pelo grupo, pela reflexão e pela ação dos Grupos PET.






O grupo PET Nutrição - UFG foi representado no encontro por sete petianas e com a apresentação de dois trabalhos, sendo eles:  EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E O PROCESSO DE EMPODERAMENTO AOS PORTADORES DE DIABETES e GRUPOS DE ESTUDOS: UMA FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO SABER.

Assembleia Geral

Foram levadas para a Assembleia Geral as discussões dos GDTs. É nesse momento em que são feitas as votações das deliberações a serem encaminhadas para o Encontro Nacional de grupos PET (ENAPET), que acontecerá no Rio Branco - AC.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados