20/04/2016

21 de Abril – Dia de Tiradentes


O feriado nacional em comemoração a Tiradentes é celebrado desde 1965. Joaquim José da Silva Xavier mais conhecido como Tiradentes era militar na época colonial, além de exercer a profissão de dentista. Entre 1788 e 1789 Tiradentes participou ativamente da Inconfidência Mineira, ocorrida como forma de contestar o poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia. 
Os inconfidentes participantes do movimento em sua maioria ocupavam postos militares, eram profissionais liberais e pertencentes da elite cultural e social do estado do Rio de Janeiro. Os ideais do movimento eram voltados pela liberdade e pela igualdade. Tiradentes foi julgado, sentenciado a pena de morte e condenado ao enforcamento. Sua morte ocorreu ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal, após o enforcamento seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto – MG. Tiradentes teve a sua morte louvada como sendo este símbolo de um herói que lutou “até a morte” pela liberdade.


CURIOSIDADES

  Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio. Jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o máximo permitido pelo Exército Português seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisão, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e a barba aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam interferir na ação da corda.  Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado, no dia 21 de abril de 1792.

  -Tiradentes tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.

    - A cabeça de Tiradentes foi levada do Rio de Janeiro para Minas Gerais e, na primeira noite exposta, foi furtada, sendo o seu paradeiro desconhecido até hoje

    - Tiradentes está diretamente ligado ao movimento que ficou conhecido como “Inconfidência Mineira”. Os historiadores preferem “Conjuração Mineira” já que o que aconteceu em Minas Gerais foi um ato organizado para conquistar a independência do país e não um ato de deslealdade, traição ou infidelidade, que servem para traduzir a palavra inconfidência.

   - Tratando-se de uma condenação por inconfidência (traição à Coroa), os sinos das igrejas não poderiam tocar quando da execução. Afirma a lenda que, mesmo assim, no momento do enforcamento, o sino da igreja local soou cinco badaladas.

    - Após o enforcamento, seu corpo foi esquartejado. As 4 partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida, e o chão, salgado, para que nada brotasse nada naquele solo.


  - Ao contrário do que seu apelido insinua, Tiradentes não suportava arrancar dentes. Ele era muito mais a favor de preservar os dentes do que arrancá-los. Porém, quando arrancar era irremediável, ele colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi, que ele mesmo fabricava.
 - Foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as idéias revolucionárias iluministas. O que poucos sabem, é que ele também se dedicou a projetos de melhoria urbana do Rio. Idealizou abastecimento regular da cidade, construção de moinhos, trapiches, armazéns, além de serviços de barcas de transporte de passageiros.
  - Tiradentes é o único brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional. É também o mais citado no Google, com mais de 2 milhões de páginas de referência no buscador.





Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados