04/03/2016

Vivendo e aprendendo com o SUS: VER-SUS/BRASIL

O Programa Vivência e Estágios na Realidade de Sistema Único de Saúde (VER-SUS) tem como proposta oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do SUS, por meio de práticas inovadoras de educação na área da saúde.

O Projeto VER-SUS foi idealizado pelo movimento estudantil e concretizado pela parceria com o Ministério da Saúde após uma experiência piloto no Estado do Rio Grande do Sul, sendo posteriormente ampliada para outros estados brasileiros. A partir desta vivência, é possível obter uma visão ampliada do conceito de saúde, aprofundar em discussões sobre trabalho em equipe, gestão, atenção à saúde, educação e controle social.

O VER-SUS aborda temáticas como:

- Educação Permanente em Saúde;
- Quadrilátero da formação;
- Aprendizagem significativa;
- Interdisciplinaridade;
- Redes de Atenção à Saúde;
- Reforma política;
- Discussão de gêneros;
- Movimentos sociais, entre outras questões relacionadas à saúde e ao SUS.

O VER-SUS/BRASIL proporciona ao estudante um período aproximado de 15 dias (varia entre as regiões) de vivência multiprofissional, com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais. Trata-se da interação dos estudantes entre si, com gestores, trabalhadores da saúde, usuários e Instituições de Ensino Superior. A partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas, são planejadas atividades teórico-práticas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo. Os participantes recebem hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde.
Participar do VER-SUS é uma experiência única na formação profissional. É de extrema importância para o desenvolvimento da praxis no seu sentido pedagógico, indo de encontro com as construções e desconstruções pessoais de cada vivente. 
Aconteceu do dia 18 de fevereiro ao dia 28 de fevereiro na cidade de Aparecida de de Goiânia e Goiânia mais uma edição do VER-SUS Goiás. Esse momento reuniu 48 viventes e 12 facilitadores que doaram suas energias de forma horizontal para a construção de momentos únicos. O encontro da realidade acadêmica com a tão pouca difundida educação popular em saúde foi o ponto alto do estágio. Com todas as trocas de saberes e realidades, a formação diferenciada acontece de forma fluida e positiva. Vários foram os temas abordados. Porém, o assunto mais difundido foram os modelos de gestão (organizações sociais - OS) que tanto prenderam a atenção principalmente daqueles que emergiam de fora do estado. Vários outros temas foram puxados para a grande roda que se formava em todas as noites.



A partir de experiências relatadas por participantes, é possível afirmar que o VER-SUS pode contribuir amplamente para o aprimoramento individual nos diversos aspectos inerentes à saúde e ao SUS. Com uma formação que difere do modelo tecnicista e biologicista hegemônico.


Conheça mais sobre o VER-SUS em:


Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados