25/02/2016

COMO SOBREVIVER AO HORÁRIO DE VERÃO!!!


O horário de verão chegou ao fim na virada de sábado para domingo, quando os relógios foram atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com essa alteração de horário, nosso organismo precisa se readaptar, podendo sentir mudanças decorrentes a hormônios como o cortisol e a melatonina, que regem o nosso relógio biológico e são secretados de acordo com o tempo de exposição ao sol e à escuridão. 
horario-de-verao-como-se-adaptar-1.jpg
A melatonina por exemplo, é produzida naturalmente pelo organismo na glândula pineal. Ela colabora com o funcionamento normal do ciclo circadiano, mecanismo que faz surgir a vontade de dormir à noite e de acordar de dia. No entanto, a exposição intensa a ambientes iluminados após o anoitecer, algo típico da vida moderna, bloqueia a produção do hormônio, o que acaba desregulando o sono. 

Irritabilidade, estresse e baixa produtividade, Cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, mau humor, alteração do apetite e diminuição na capacidade de concentração são alguns dos sintomas muito comuns nesse período de readaptação. 
Nosso organismo, tem a capacidade de se adaptar à mudança - mas isso pode levar de dois a sete dias, dependendo de cada pessoa. Geralmente quem sofre mais são as crianças e os idosos, pois apresentam horários mais rígidos, por isso sentem mais dificuldade. 
Algumas dicas simples que podem ajudar a manter o sono em ordem e evitar que a saúde seja comprometida como:
- Escolher um ambiente com temperatura agradável, silencioso e escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e interrompe a produção hormonal (cortisol e melatonina), causando a sensação de cansaço pela manhã;
- Escolher o travesseiro mais adequado ao seu biótipo e postura ao dormir. O travesseiro deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90º no pescoço, mantendo coluna cervical e lombar sempre alinhadas. Durma, de preferência, de lado, com as pernas semiflexionadas e mantenha um travesseiro baixinho entre elas para evitar a rotação da coluna e os atritos entre os joelhos e os tornozelos;
- Respeite o relógio, ou seja, tente seguir a rotina normalmente, sem considerar o final do horário de verão. Se você costumava dormir às 23h, então tente fazer o mesmo depois da mudança de horário, por mais que sinta sono mais cedo. Manter a regularidade faz com que o seu relógio biológico se adapte mais facilmente.


horario-de-verao-5238YSYA0HbC8R.jpg

Saiba mais: 
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/seis-formas-de-facilitar-a-adaptacao-ao-horario-de-verao 
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2015/02/20/fim-do-horario-de-verao-pode-confundir-relogio-biologico/ http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/uso-de-melatonina-para-regular-sono-no-inicio-do-horario-de-verao-polemico-14286834.html http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/uso-de-melatonina-para-egular-sono-no-inicio-do-horario-de-verao-polemico-14286834.html#ixzz40c05fvLV

Um comentário

  1. Olá amigos eu estou usando Melatonina já faz 4 anos e estou tendo ótimos benefícios pois tenho uma noite de sono muito boa.

    Acordo bem descansada, isso que durmo apenas 6 horas por noite.

    A única dificuldade é para conseguir comprar a Melatonina precisa de Receita Médica, eu estou conseguindo comprar Melatonina sem Receita Médica nessa loja virtual:

    ciadosuplemento.com

    Eles enviam para qualquer Cidade o Brasil pelos Correios.

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados