29/10/2015

Halloween - Você conhece a história por trás disso?

O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, porém surgiu na antiguidade, entre os Celtas (na região onde hoje fica a Irlanda, Inglaterra e norte da França) a cerca de 2500 anos.


Os celtas comemoravam o seu ano novo no dia 1º de novembro, data que marcava o fim do verão, o término da colheita e o início de um rigoroso inverno. Por conta disso, na noite de 31 de outubro os celtas realizavam um festival chamado Samhain. Nesse dia, acreditava-se que as almas dos mortos e dos antepassados caminhavam sobre a Terra, e que o mundo seria ameaçado. A festa Samhain, tinha, portanto o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

E qual é a origem do nome HALLOWEEN?

Durante a Idade Média, o catolicismo reprimiu antigas práticas pagãs. No século IX, o papa Bonifácio IV determinou que o dia 1º de novembro, antigo ano novo celta, seria o “Dia de Todos os Santos” (All-hallows, no inglês arcaico). Ou seja, em vez de celebrar as almas dos antepassados em rituais e festividades nada ortodoxos, a população deveria venerar os mártires cristãos.


Assim, dia 31 de outubro, noite anterior à festa, passou a ser chamada de All-hallows Eve (referência a evening, que significa “noite” em inglês), o que se transformou, ao longo dos séculos, na forma moderna Halloween.


Saiba mais em:

Pietro Henrique Delallibera. "O nosso Halloween nasceu na Antiguidade"; História Viva,UOL. Disponível em <http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/halloween_nasceu_na_antiguidade.html>. Acesso em 28 de outubro de 2015.


SOUSA, Rainer Gonçalves. "História do Halloween"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 28 de outubro de 2015.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados