04/11/2015

NOVEMBRO AZUL

O câncer de próstata apresenta alta taxa de mortalidade, sendo o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, desde 2008, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de saúde no Brasil.

Sendo assim, no mês de novembro ocorrerá em todos os estados brasileiros palestras informativas, iluminação em pontos turísticos e monumentos, intervenções em regiões de grande fluxo de pessoas, além do VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, em Brasília. O objetivo da campanha é conscientizar a população masculina sobre a importância de exames anuais, para diagnóstico precoce nos casos da doença, visto que não há prevenção.
Os fatores de risco para o desenvolvimento deste câncer são: idade a partir de 65 anos; histórico familiar; raça negra; alimentação inadequada; sedentarismo; obesidade. Já os sintomas são manifestados apenas nos casos avançados, sendo: vontade de urinar com urgência; dificuldade para urinar; levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro; dor óssea; queda do estado geral; insuficiência renal; dores fortes no corpo.
A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar e raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. É importante diagnosticar casos no início, pois a chance de cura é maior, cerca de 90%.
Portanto, para reduzir os riscos do câncer de próstata, o homem pode adotar algumas práticas importantes, como: fazer exames anuais com um urologista; ter hábitos alimentares saudáveis, com baixo consumo de gordura animal e alta ingestão de frutas, verduras, legumes e grãos; praticar exercícios físicos regularmente; e tratar a obesidade, quando for o caso, procurando orientação médica e nutricional.


Conscientize aqueles que estão próximos a você! Vamos fazer parte dessa campanha!

Links:


Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados