07/10/2015

Apoio Acadêmico do PET NUT


O Apoio Acadêmico é uma forma de ensino adotada pelo PET (Programa de Educação Tutorial) NUT/UFG. Foi criado com o objetivo de promover um fácil acesso ao ensino pelos estudantes de nutrição e interação do grupo PET NUT com a comunidade acadêmica da FANUT. A implementação dos serviços de apoio aos estudantes é um recurso que cada vez mais deve ser desenvolvido nas universidades exercendo a sua intervenção ao nível dos domínios acadêmico, pessoal/social e vocacional (MOREIRA, 2007).
Ao longo do desenvolvimento do percurso acadêmico, o aluno universitário defronta-se com várias tarefas que se encontram divididas em três domínios principais (Gonçalves & Cruz, 1988):
  1. Domínio acadêmico - Dificuldades relacionadas com hábitos e métodos de estudo e sistemas de avaliação;
  2. Domínio pessoal e social - Dificuldades no desenvolvimento de um sentido de identidade e das relações interpessoais;
  3. Domínio vocacional - Questões relacionadas com a identidade vocacional, procura de emprego e transição para o mundo do trabalho.
Assim, o Apoio Acadêmico é um serviço que auxilia no desenvolvimento do aluno a promover o seu funcionamento e potencial crescimento. Para isso as estratégias adotadas podem ser efetuadas de forma direta sobre o próprio aluno, como no PET NUT, ou indireta com atuação sobres outros elementos acadêmicos (professores, funcionários e alunos) que mantem contato com o aluno alvo (MOREIRA, 2007).
O Apoio Acadêmico ofertado pelo PET NUT é composto por alunos de vários períodos, o que facilita bastante o alcance a diversos períodos do curso. Desse modo não visa apenas o ensino, mas também o auxílio aos estudantes, guiando-o e mostrando maneiras mais rápidas; práticas e fáceis de obter o conhecimento, como por exemplo, elaborando roteiros. A melhoria das notas dos alunos também é uma preocupação.  
Sendo assim, este apoio não contribui somente para o estudante que precisa de ajuda, mas também aos petianos, pois além de estudar junto ao aluno, isso também contribui para o seu crescimento intra e interpessoal, proporcionando novas experiências, e aperfeiçoando técnicas que aprendemos na universidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados