15/07/2015

II MOBILIZA PET

O Programa de Educação Tutorial foi oficialmente instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pelas Portarias nº 3.385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007. A regulamentação do PET define como o programa deve funcionar, qual a constituição administrativa e acadêmica, além de estabelecer as normas e a periodicidade do processo de avaliação nacional dos grupos. O PET-NUT funciona desde 2007 na Universidade Federal de Goiás (UFG). Seu tripé ensino, pesquisa e extensão vêm sendo desenvolvido por esse programa ao longo dos anos na busca do melhor aproveitamento de suas atividades por parte dos docentes e discentes do curso de Nutrição da UFG e da comunidade em geral.  
Ao todo são 842 grupos com cerca de oito mil pessoas compostos por uma média de doze alunos que compõe cada grupo PET e recebem uma bolsa pelo cumprimento de vinte horas semanais em diversas atividades que englobam desde o público universitário à comunidade em geral. O PET além de ser um programa relativamente barato, quando comparado aos demais, proporciona benefícios internos e externos ao seu local de funcionamento, o que não ocorre em outros programas. Entretanto, o programa passa por sérias dificuldades que abrangem: atraso no pagamento das bolsas, atraso no custeio das atividades, demora ou até o não atendimento as demandas dos vários grupos PET ’s do Brasil. A fim de enfrentar de forma consciente e responsável, os grupos PET ’s se reuniram para irem à luta pelos seus direitos e garantirem o funcionamento do programa com o MOBILIZA PET.
O II Mobiliza PET acontecerá em frente à Assembleia Legislativa do Pará em 30 de julho do ano de 2015, no XX Encontro Nacional de grupos PET (ENAPET) que ocorrerá em Belém (Pará) e também nas Assembleias Legislativas de todos os estados do Brasil. A reivindicação não é apenas devido ao atraso de pagamento de bolsas aos membros do PET e atraso do custeio que inviabiliza a execução das ações previstas devido à falta de recursos financeiros. O foco principal está na valorização do programa, afim de garantir a sua permanência. Serão trabalhadas as vertentes como rodízio de tutores, avaliação do programa e as ações que tem sido adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) afim de minimizar os grupos PET ’s. As mensagens de cartazes e faixas serão controladas pelos organizadores da mobilização para que não ocorra distorções acerca do movimento e assim garanta seu objetivo em uma mobilização política.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados