02/06/2015

I ENCONTRO SOBRE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE GOIÁS

           O Bioversity International e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) decidiram convidar o Brasil, o Quênia, o Sri Lanka e a Turquia para integrarem um Projeto, que tem como título “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano”. Esse Projeto, também conhecido como “Biodiversidade para Alimentação e Nutrição – BFN” (sigla em inglês), está sendo coordenado internacionalmente pelo Bioversity International e tem como agências implementadoras o comitê brasileiro do programa das nações unidas para o meio ambiente (PNUMA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO.

         O projeto tem como objetivo a conservação e a promoção do uso sustentável da biodiversidade em programas que contribuam para promover e melhorar a segurança alimentar e nutricional da população. Ao mesmo tempo busca valorizar a importância alimentícia e nutricional das espécies relacionadas à biodiversidade agrícola e resgatar o valor cultural destes alimentos.

           No dia 22/05/2015, foi realizado o I Encontro Sobre Saúde e Qualidade de Vida de Comunidades Quilombolas de Goiás. Foi discutido saúde de um modo geral e seus determinantes incluindo Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O evento abordou a questão de saberes e sabores tradicionais relacionados com a cultura alimentar quilombola, onde o projeto BFN foi apresentado, com o seus objetivos, a fim de garantir apoio, dentro dos limites de seus recursos naturais que estão diretamente relacionado a SAN e a soberania alimentar, ameaçadas pela devastação contínua do bioma cerrado. Segundo a Fundação Palmares, em Goiás há 23 comunidades reconhecidas/certificadas, o que indica que deve haver muitas outras, cada qual com sua singularidade cultural vindas de uma ancestralidade única. Por isso a importância de se conservar e manter vivas essas comunidades.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados