24/11/2014

Você sabe o que é novembro azul?



   O mês de OUTUBRO foi marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama, novembro não ficou de fora, e agora a vez é dos homens. No dia 17 de novembro é comemorado o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e por isso surgiu o NOVEMBRO AZUL.   

   O câncer de próstata é uma doença altamente prevalente no mundo inteiro, sendo o sexto tipo mais comum, corresponde a 9,7% de todos os cânceres da população masculina com uma estimativa de 513.000 casos novos ao ano. Um dos principais fatores de risco é a idade, em que 65% dos casos diagnosticados são em pacientes com idade superior a 65 anos e apenas 0,1% antes dos 50 anos.  Além disso, outro fator importante é a hereditariedade, ou seja, se um parente de primeiro grau é ou foi portador da doença o risco é duas vezes maior de adquiri-la.

   Para a prevenção da doença deve-se adotar uma alimentação balanceada e variada, rica em frutas, verduras, legumes, cerais, hortaliças. Diminuir a ingestão de alimentos gordurosos, principalmente de origem animal. Praticar atividade física, consumir com moderação bebidas alcoólicas e não fumar. Além de realizar os exames de rotina, principalmente homens a partir dos 50 anos.

   Deve-se ficar em alerta aos sintomas comuns de câncer de próstata como: dificuldade ao urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento é iniciado com a radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. 

   Por isso fique em alerta e preserve a sua saúde!


Saiba mais: 



Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados