16/09/2019

O nosso mês de agosto!


Grupo de Estudos: “Planejamento previdenciário”



O PETNUT trabalha com um sistema de gestão horizontal, em que todas nós temos autonomia na tomada de decisões. Trabalhamos também com lideranças dentro de comissões, e uma líder geral para o grupo que roda a cada três meses. Essa metodologia tem como proposta despertar o perfil de liderança em cada uma de nós, e permitir com que cada uma aflore as suas potencialidades e a sua capacidade tomar decisões, sem que atinja o direito das outras petianas em tomar decisões.
Entre maio e agosto, a líder PETNUT foi eu, a Marina de Sá. Confesso a vocês que foi uma experiência desafiadora, encontrar o ponto de equilíbrio que a horizontalidade oferece, tomar decisões sem ferir o direito de ninguém. Mas, acredito que eu consegui alcançar esse equilíbrio, e claro, manter o grupo em ordem.
Como tradição no PETNUT, ao final de cada liderança, um Grupo de Estudos (GE) é promovido pelo líder, com alguma temática escolhida por ele, proposta e aprovada pelo grupo.





O nosso último GE ocorreu dia 15/08, com a temática “Planejamento previdenciário”, escolhido com o intuito de promover a Educação Financeira, assunto multidisciplinar a todas às profissões, que ensina a importância de planejar o orçamento do mês e o orçamento do futuro, assim como a maneira correta de aplicar os investimentos para colher bons frutos no futuro.
O GE foi ministrado pela advogada Bruna Spicacci, com participação da consultora financeira Joanna Lustosa. Foram abordadas temáticas como reeducação e planejamento financeiro/previdenciário, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quais os deveres e direitos do cidadão brasileiro relacionados à contribuição ao INSS, as regras de aposentadoria de acordo com a nova previdência, investimentos financeiros e suas especificações.
Todas essas temáticas são muito importantes na formação das petianas, contribuindo tanto para sua vida pessoal quanto profissional, aprendendo a planejar de forma segura as suas finanças desde agora.

Marina de Sá






V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiânia



No dia 14 de agosto o grupo PETNUT participou da V Conferência Municipal de Segurança Alimentar de Goiânia, realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiânia (Consea-Goiânia). Este ano, o evento teve como tema Segurança alimentar: do campo a mesa.
Na programação contam as seguintes palestras: Apresentação e aprovação do regimento; Apresentação do Consea; Uso técnico e equivocado de agrotóxicos na produção familiar: quais os reais impactos socioambientais; Comida de verdade no campo e na cidade; Apresentação do documentos de referência para oficina e divisão de grupos de trabalho/trabalhos em grupo; Apresentação dos Grupos; Apresentação e aprovação do documento final; eleição de delegados para a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN). Foram eleitas quatro petianas para Delegadas, Elisa, Ludmilla e Beatriz e Marília , sendo solicitadas suas presenças no dia 31 de outubro na Conferência Estadual em SAN.


Daniela de Campos



Espaço das Profissões Itinerante - UFG



O dia 14 de agosto, foi bem movimentado para o PETNUT. Nesse  dia o grupo também participou do  Espaço das Profissões Itinerante. Esse evento teve como intuito apresentar a UFG, seus cursos e todas as oportunidades que a universidade oferece, aos adolescentes de escolas da região Noroeste de Goiânia. O evento ocorreu em uma praça dessa região, sendo aberto ao público.
O grupo PETNUT esteve presente durante todo o dia, apresentando o curso de Nutrição e demonstrando de forma lúdica, por meio de materiais didáticos temas aprendidos durante o curso.


                         

Esta, foi mais uma enriquecedora oportunidade do grupo está próximo à comunidade, especialmente por ter sido uma forma de levar a universidade até a quem não a conhece totalmente. 
Acreditamos que essa ocasião possibilitou brilhar os olhos de inúmeros adolescentes que não sabiam como proceder após a conclusão do ensino médio, ou que sonhavam com a universidade pública mas acreditavam ser algo distante de suas realidades.



                                                    
                                                                                                                                     Tainan Azevedo




Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados