13/06/2018

Turismo gastronômico: comidas típicas da Rússia

Já em clima de copa e sabendo que o país-sede é a Rússia, o PETNUT resolveu deixar vocês um pouco mais informados sobre a cultura gastronômica desse país! A culinária russa é marcada pelo clima; o frio intenso do país fez com que mais pratos quentes fossem introduzidos de acordo com as regiões. Por esse motivo as sopas introduzem pratos principais. Além disso, poucos legumes e vegetais são servidos crus e a salga tradicional desses vegetais e alguns cogumelos é realizada através da utilização da fermentação do ácido lático natural, também chamada de “kvashenie”.
Nesse contexto, geralmente, a base dos pratos típicos são gorduras e carboidratos, e não em proteínas, onde é mais comumente utilizado peixes, aves e carne de porco. Sofreram forte influência das culinárias Turca, Alemã e Polonesa. Pratos e lanches elaborados a partir dos derivados do centeio, do milho e da cevada também entram como protagonistas.
Não se intimide pelos nomes estranhos, aí vai cinco exemplos de pratos típicos:

  • Frango à Kiev
Este prato é um belo exemplo da abundância de ingredientes da gastronomia russa. Ele é elaborado a partir de um peito de frango desossado e recheado com ervas, presunto ou salmão, queijo e manteiga de alho. Depois de receber o recheio, a carne é frita ou cozida, para então ser servida. Além disso, esse prato está presente em vários restaurantes goianos! Seria uma boa sugestão para entrar no clima de copa e consumir durante os jogos!




  • Borscht

Praticamente um símbolo da Rússia, esta comida típica tem origens na Ucrânia. Borscht é uma espécie de sopa bem característica por sua cor avermelhada. O motivo são os ingredientes utilizados: beterraba e tomate. No país, ela é sempre servida bem quentinha para aquecer o corpo nos dias gelados.


  • Blini
Blini é simplesmente uma panqueca russa, de massa bem fininha. Ela representa uma ótima opção para o café da manhã ou lanche, pois pode ser servida com geleias, mel, salmão defumado, caviar, creme de leite, cottage, carne moída, cogumelos, enfim…já viu que as opções são amplas, não é?



  • Solyanka
Com tempero picante e textura cremosa, a Solyanka é outra sopa que faz sucesso na Rússia. Ela é elaborada basicamente a partir de peixe, cogumelos ou carne. Os complementos que dão sabor ao prato são pepinos, azeitona, batata, creme de leite e repolho.



  • Draniki
Este é um lanchinho russo bem popular, que consiste em uma panqueca – só que preparada com batatas. O diferencial é a forma como ela é servida, acompanhada com um creme de leite sutilmente azedo. É uma receita bem fácil para tentarmos experimentar na copa!


Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados