09/05/2018

Dia das Mães


A importância das mães na formação do hábito alimentar das crianças


          No segundo domingo de maio é comemorado o Dia das Mães. Em virtude desta data, o PETNUT resolveu preparar uma postagem especial explicando um pouco sobre como as mães influenciam no hábito alimentar de seus filhos.

      Desde a gestação, os hábitos alimentares materno são muito importantes para a formação e desenvolvimento saudável da criança. Dessa forma, a gestante dispõe de uma necessidade diferenciada de nutrientes para que ocorra o crescimento e desenvolvimento fetal de forma adequada, já que as reservas nutricionais da mãe são as responsáveis pela nutrição do feto. Caso contrário, o excesso nutricional ou a desnutrição materna podem aumentar a probabilidade do bebê desenvolver alterações metabólicas, no crescimento e até neurais.
           Além disso, os hábitos alimentares da mãe influenciam no paladar e o olfato do bebê, definindo gosto e preferências alimentares, enquanto os aromas e sabores podem ser transmitidos através do leite materno, criando sensação de substancias aromáticas familiares. Em relação ao leite materno, sua composição e sabor é influenciada também pela alimentação materna, assim, uma lactante que possui uma alimentação variada e rica em nutrientes propiciará que seu bebê desenvolva uma maior flexibilidade em suas escolhas alimentares.
                Até os 6 meses de vida é recomendado o aleitamento materno exclusivo. Após esse período, recomenda o início de uma alimentação complementar. Sendo esta introduzida de forma lenta e gradual, dando preferência a alimentos in natura e coloridos, como frutas, verduras e legumes que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, mantendo o leite materno até dois anos de idade.

            O comportamento alimentar dos pais também influenciam nos hábitos alimentares das crianças, refletindo nas escolhas alimentares, podendo acarretar ou não a depender da escolha em doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão entre outras. Dessa forma, as crianças que possuem bons exemplos em casa, e também na escola, tendem a seguir os hábitos alimentares mais saudáveis e ter maior qualidade de vida.


FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados