16/10/2017

Ataulfo Alves e o Tempo Perdido

Ataulfo Alves e o Tempo Perdido





Hoje o blog do PETNUT trouxe uma postagem diferente e bastante interessante! Você já ouviu falar de Ataulfo Alves de Sousa ou simplesmente Ataulfo Alves? Saiba que ele foi um importante compositor e cantor do samba brasileiro, nasceu em Miraí em 2 de maio de 1909. Faleceu no Rio de Janeiro em 1969, após um procedimento cirúrgico devido à presença de uma úlcera. Tocava violão, cavaquinho e bandolim. Na cidade de Miraí, o compositor foi lavrador, carregador de malas, engraxate e condutor de bois. Quando se mudou para o Rio de Janeiro, com 16 anos, ajudou o médico Afrânio Rezende no seu consultório. Insatisfeito por fazer também, serviços domésticos ao médico, começou a trabalhar em uma farmácia. Morando na zona norte do Rio, pôde frequentar rodas de samba e conhecer Bide que o conduziu para o meio musical profissional. Ataulfo foi casado com Judite e tiveram cinco filhos. 


Em 1962 o compositor teve seu auge após a sua obra “Ai, que saudades da Amélia” e foi homenageado em um clube na sua cidade natal. Com isto, foi convidado à fazer parte da elite do município. Segundo o compositor Nei Lopes Ataulfo foi “ um dos pilares pelos quais se ergueu a música popular brasileira”. 


Hoje daremos atenção a música “Tempo Perdido”, composta por Ataulfo no ano de 1933. Logo de cara, a canção melancólica foi escolhida para concorrer como melhor música do carnaval daquele ano. Apesar disso, só foi ganhar sua atenção após ser gravada por Carmen Miranda. Mesmo não sendo a música mais famosa de Ataulfo, ainda é considerada como uma das preferidas de personalidades do samba. Veja a letra:


Mesmo derramando lágrimas
Eu não te posso perdoar
Chega, eu que tenho sofrido
Todo o meu tempo perdido
Nunca mais eu quero amar

Hoje vivo procurando
Esquecer tua maldade
Vou viver no abandono
Pra fazer tua vontade
Apesar de ser sincera
Tu me fizeste chorar
Não faz mal, segue o destino
Que o mundo vai te ensinar

Mesmo derramando lágrimas
Eu não te posso perdoar
Chega, eu que tenho sofrido
Todo o meu tempo perdido
Nunca mais eu quero amar

Hoje vivo procurando
Esquecer tua maldade
Vou viver no abandono
Pra fazer tua vontade
Apesar de ser sincera
Tu me fizeste chorar
Não faz mal, segue o destino
Que o mundo vai te ensinar

Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u559095.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2009/05/559093-cidade-de-mirai-festeja-centenario-de-ataulfo-alves.shtml
https://books.google.com.br/books?id=gRxGnFfSeSAC&pg=PT52&dq=tempo+perdido+ataulfo+alves&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjX88CeofTWAhWFQpAKHfJHAhAQ6AEIQzAF#v=onepage&q=tempo%20perdido%20ataulfo%20alves&f=false
https://books.google.com.br/books?id=BqAqq2CmD_gC&dq=tempo+perdido+ataulfo+alves&hl=pt-BR

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=R7WzDAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT8&dq=ataulfo+alves&ots=8bO5nbgD24&sig=eFxghzSklO1FL7dxTEXr7563v6o#v=onepage&q=tempo%20perdido&f=false

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados