16/11/2016

14 de Novembro - Dia do Diabetes

O dia 14 de novembro é marcado por ser o oficial Dia Mundial do Diabetes. Neste dia, são realizadas ações em várias cidades do Brasil e do mundo, voltadas à prevenção da doença e ao combate das complicações diabéticas. O tema deste ano é: Olhos na Diabetes; e as duas mensagens principais que se pretendem passar são que o “monitoramento pela diabetes do tipo 2 é importante para modificar seu curso e reduzir as complicações” e que o “monitoramento por complicações diabéticas é uma parte essencial para o controle de todos os tipos de diabetes”.
O Dia Mundial do Diabetes começou a ser realizado no ano de 1991, com uma parceria entre a Federação Internacional do Diabetes e a Organização Mundial da Saúde. Desde o ano de 2006 esta é uma data considerada como internacional pela Organização das Nações Unidas. No ano seguinte, estabeleceu-se o círculo azul como símbolo desta campanha. O símbolo representa a união da comunidade diabética internacional em prol de medidas que valorizem a qualidade de vida do portador da diabetes.
Diabetes é uma doença crônica que pode ter como causa fatores metabólicos, genéticos ou fatores relacionados ao estilo de vida do indivíduo. Segundo a OMS, em 2014 a prevalência mundial de diabetes foi de 9% em adultos maiores de 18 anos e teve, em 2012, uma estimativa de 1,5 milhões de mortes diretamente causadas por diabetes.
O diabete tipo 1 (também conhecido como insulina-dependente) é caracterizado pela deficiência na produção de insulina e requer administração diária de insulina. Poliúria, fome constante, sede excessiva, fadiga e alterações na visão são alguns dos sintomas que podem ser notados. Já o diabete tipo 2 é resultado pela ineficiência do organismo em utilizar a insulina produzida. Segundo a OMS 90% da população mundial diabética apresenta esse tipo. É importante ressaltar que o tipo 2 é caracterizado principalmente por sedentarismo e obesidade. 



Para maiores informações acesse: 
http://www.idf.org/wdd-index/about.html
http://webcache.googleusercontent.com/search?
q=cache:R0vrDKj3p14J:www.diamundialdodiabetes.org.br/2016/10/25/por-que-um-circulo-azul/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-ab
http://www.un.org/en/sections/observances/international-days/#Nov
Organização Mundial da Saúde (OMS)

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados