11/11/2015

Dia Mundial do Diabetes.

     Comemora-se no próximo sábado, 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e tem como objetivo a conscientização da população.

    O Dia Mundial do Diabetes é representado por um círculo azul. Em várias culturas, o círculo simboliza a vida, a mãe terra, a saúde e a união. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.
   Diabetes é uma doença crônica que pode ter como causa fatores metabólicos, genéticos ou fatores relacionados ao estilo de vida do individuo. Segundo a OMS, em 2014 a prevalência mundial de diabetes foi de 9% em adultos maiores de 18 anos e teve, em 2012, uma estimativa de 1,5 milhões de mortes diretamente causadas por diabetes.
   O diabete tipo 1 (também conhecido como insulina-dependente) é caracterizado pela deficiência na produção de insulina e requer administração diária de insulina. Poliúria, fome constante, sede excessiva, fadiga e alterações na visão são alguns dos sintomas que podem ser notados. Já o diabete tipo 2 é resultado pela ineficiência do organismo em utilizar a insulina produzida. 90% da população mundial diabética apresenta esse tipo, segundo a OMS. É importante ressaltar que o tipo 2 é caracterizado principalmente por sedentarismo e obesidade. 
   Em comemoração a esse dia o PET NUT realizará, no próximo dia 20, o II Encontro Interativo de Portadores de Diabetes, que contará com palestras de profissionais especializados no assunto, com distribuição de brindes e materiais. Já no dia 21, acontecerá uma Oficina Culinária com preparação de receitas pelos participantes com o auxilio de profissionais e petianos. 





Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados