24/09/2015

Vamos falar de agroecologia?

           É um conceito muito importante para entendermos a agricultura sustentável, sendo necessário para nossa formação pessoal e profissional . O progresso técnico-científico de nossa sociedade é sustentado, principalmente, pela utilização dos recursos naturais, os quais possibilitam boa produtividade e praticidade. No entanto, a forma mecânica e não sustentável como a natureza tem sido tratada produzem efeitos negativos em diversos aspectos, como, por exemplo, poluição de rios e redução da diversidade genética, dentre outros.
           Diante deste contexto, a agroecologia pode ser definida como uma ciência em construção, que consiste no estudo de ecossistemas relacionados à agricultura, envolvendo conhecimentos de ecologia, agronomia, economia e sociologia. Sendo assim, é importante que se realize ações e/ou eventos que discutam e, consequentemente, produzam conscientização e maior entendimento deste tema tão relevante em nossa realidade social, econômica e ambiental.
           Sendo assim ocorrerá de 28 de setembro a 01 de outubro de 2015, em Belém  o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), com o objetivo de promover o debate de temas na perspectiva agroecológica .  Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) vem sendo realizado com participação ativa e ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão e sociedade civil organizada envolvida com as demandas da Agricultura Familiar e lógicas familiares de produção, em geral. Inicialmente pensado como espaço de valorização da Agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como verdadeiro espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos, construído por todos od parceiros da Agricultura Familiar e camponesa, no Brasil e no mundo.


Para saber mais sobre este congresso acesse o link abaixo:


REFERÊNCIAS:
·         Agroecologia: Introdução e Conceitos – Alberto Feiden
·         Site do CBA

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados