18/08/2015

Comeu e passou mal? Cuidado!!! Veja aqui o que pode ser!

 

Doenças Transmitidas por Alimentos e cuidados para evitá-las

Indisposição, vômitos, dores de barriga, diarreia ou até mesmo febre... Cuidado! Pode ser uma Doença Transmitida por Alimento (DTA), cujos sintomas podem demorar horas ou dias para aparecerem depois de ingerir algum alimento contaminado. Conforme o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de DTAs, causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas, toxinas naturais ou produtos químicos prejudiciais.
As DTAs podem levar a surtos alimentares, em que duas ou mais pessoas apresentam os mesmos sintomas depois de consumirem alimentos contaminados. Os dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) , da Secretaria de Vigilância em Saúde, revelam que a maioria dos surtos alimentares dos anos de 2000 a 2014 ocorreram em residências, restaurantes e padarias. Diante disso, é importante que tomemos alguns cuidados no preparo e na conservação dos alimentos!

O Ministério da Saúde verificou a seguinte distribuição dos surtos de DTA por locais de ocorrência:
Local de ocorrência
Nº Surtos
%
Residências
2069
45,2
Restaurantes
903
19,7
Escolas
489
10,7
Refeitórios
338
7,4
Festas
263
5,8
Unidades de Saúde
75
1,6
Ambulantes
23
0,5
Outros
417
9,1


Confiram os 5 Pontos-Chave Para Uma Alimentação Segura que a Anvisa disponibilizou:


5 Pontos-Chave Para Uma Alimentação Segura

  1. Mantenha a higiene

Lave as mãos com água e sabão; troque esponjas, panos de pia e de prato com frequência; procure sempre manter as superfícies que entram em contato com os alimentos (bancadas, pias, tábuas, etc) em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujidades, onde proliferam os microrganismos.

  1. Separe os alimentos crus dos cozidos

Use utensílios separados para a preparação de alimentos que serão servidos crus e cozidos, pois pode haver contaminação cruzada, ou seja, contaminação de alimentos crus para alimentos prontos para consumo. Isso pode acontecer por meio de mãos dos manipuladores ou pelo uso de utensílios (facas, tábuas de corte, etc.) sujos.

  1. Cozinhe muito bem os alimentos

Segundo os dados do Ministério da Saúde, os ovos crus e mal cozidos e as carnes vermelhas são responsáveis por 34,5% dos surtos de DTA que ocorrem no Brasil.

  1. Mantenha os alimentos em temperaturas seguras

Mantenha a geladeira, congelador e o freezer nas temperaturas adequadas. Evite deixar a geladeira muito cheia e as prateleiras não devem ser cobertas.
Armazene adequadamente os alimentos na geladeira: prateleiras superiores para alimentos prontos para consumo, prateleiras do meio para produtos pré-preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus.
Nunca utilize alimentos após a data de validade e não descongele

  1. Use água tratada e ingredientes seguros

Certifique-se da qualidade dos alimentos adquiridos nos estabelecimentos comerciais ou supermercados.
A água utilizada para a preparação de alimentos deve ser tratada ou de abastecimento público.



Fontes: 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados