05/12/2014

Rótulos Alimentares



Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Assim, pode-se perceber a importância que as informações contidas neles sejam claras o suficiente para orientar a escolha adequada dos alimentos.  No Brasil, desde março de 2001, a rotulagem foi regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA,  com intuito de estabelecer as informações necessárias que devem conter nos rótulos, visando  garantir a qualidade do produto, o poder de escolha e a saúde do consumidor.
Seguindo os quesitos impostos pela ANVISA, as indústrias devem disponibilizar rótulos que obrigatoriamente contenham o nome do alimento, a marca, a quantidade em gramas ou mililitros que o produto apresenta, a identificação da origem do mesmo, o prazo de validade, a lista de ingredientes e a tabela com informações nutricionais. Esta deve ser composta por algumas informações como: o valor energético, a quantidade em gramas de carboidrato, proteína, gorduras totais, gordura saturada, gordura trans, fibra alimentar, sódio e o percentual do valor diário de referência correspondente a cada nutriente. Além disso, o fabricante poderá acrescentar informações do conteúdo de outras vitaminas e minerais.
A lista de ingredientes é descrita seguindo a quantidade decrescente de cada alimento, assim, o primeiro alimento da lista é o que contém maiores proporções no produto e o último contribuí com a menor quantidade. Torna-se possível então, verificar quais ingredientes e componentes estão no mesmo, além dos aditivos utilizados, tais como: conservantes, corantes, aromatizantes, edulcorantes, entre outros.


         Você sabe como reagir em casos de rotulagem irregular? Exerça seu direito de consumidor e denuncie através da Ouvidoria do SUS (0800) ou pelo site da Anvisa link


SAIBA MAIS EM



Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados