01/10/2014

Alimento integral! Pra que te quero?

Muito se tem falado sobre os alimentos integrais e sobre seus benefícios à saúde. Mas antes de entender quais são, vamos primeiramente saber o que é de fato um alimento integral.

De acordo com o glossário temático do Ministério da Saúde, alimento integral é aquele não-processado ou pouco processado que mantém o conteúdo de fibras e nutrientes em perfeitas condições. Ou seja, o alimento, geralmente grãos e cereais, não passa pelo processo de refinamento, mantendo todos ou a maioria dos seus componentes íntegros como a casca, a película e o germe, onde estão concentrados os nutrientes como fibras, vitaminas e minerais.

As fibras são as mais conhecidas por ter inúmeros benefícios. Elas melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo os casos de constipação intestinal, aumentam a saciedade e por isso auxiliam na perda de peso e prevenção da obesidade. Podem também beneficiar os diabéticos, pois interferem na redução da glicemia sanguínea já que a absorção dos nutrientes ocorre de forma mais lenta. As fibras ainda podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares por estar associada a uma menor absorção de gorduras ingeridas. Além disso, algumas fibras agem como prebióticos na região do colón ao estimular a atividade microbiana da flora intestinal, assim também reduzindo a incidência de doenças grastrointestinais.

Os alimentos integrais possuem principalmente vitaminas do complexo B (B2, B5, B6) que são de grande importância para o sistema nervoso, e além disso, contém minerais como fósforo e ferro, que estão entre os mais importantes para um bom funcionamento do organismo. Em geral, estes alimentos possuem quantidades maiores de vitaminas e minerais do que os refinados, ajudando na prevenção de certas carências nutricionais, além de revigorar à saúde. O Guia Alimentar Brasileiro sugere o consumo de alimentos menos processados como os integrais: arroz integral, pão integral, macarrão integral, aveia e farinha de trigo integral.

Veja a diferença entre o pão branco e o pão integral!


Saiba mais em:


Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados