17/11/2017

14 DE NOVEMBRO - DIA MUNDIAL DO DIABETES

Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2016), o Diabetes Mellitus (DM) se trata de um conjunto de distúrbios que levam a um quadro de hiperglicemia no indivíduo, podendo ser decorrente de uma deficiência na ação de insulina, na sua produção ou em ambas. Este grupo de distúrbios acomete cerca de 387 milhões de pessoas, e estima-se que alcance 471 milhões de pessoas até 2035. O número de pessoas portadoras de Diabetes tem aumentado devido ao estilo de vida contemporâneo, que consiste em uma alta prevalência de sedentarismo e mudanças no padrão da alimentação.

Como saber se eu possuo Diabetes?


Se você possui possui sintomas como: vontade de urinar muito mais frequente que de costume, muita sede e perda de peso (sem grandes alterações no padrão alimentar e ritmo de exercícios físicos), além de uma glicemia casual (realizada em qualquer hora do dia) maior ou igual a 200 mg/dL, é possível que você esteja pré-diabético ou mesmo diabético. Portanto, agende uma consulta médica em uma unidade de saúde! Você pode ligar no número 0800 646 1560 para agendamentos na cidade de Goiânia.

Devido à onerosidade que as complicações da Diabetes causam, ela pode ser considerada um problema de saúde pública, pois afetam os indivíduos e as famílias e gera gastos maiores no tratamento da doença. Além disso, as demais consequências como perda de qualidade de vida e dor são custos intangíveis (SBD, 2016). 

Diante desses aspectos da doença e suas complicações, foi criado o Dia Mundial do Diabetes, comemorado dia 14 de novembro, com o intuito de conscientizar e informar a população a respeito da patologia, e é claro que o PET NUT não poderia ficar de fora!





No último sábado, dia 11 de novembro, nós do PET NUT em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) e a Liga Acadêmica de Nutrição (LANUTRI) organizamos o Primeiro Circuito de Goiânia do Dia Mundial do Diabetes. O evento foi voltado apenas para portadores de Diabetes. Aconteceu na Vila Ambiental, localizada no Parque Areião e contou com a parceria dos cursos de Educação Física e Enfermagem.
Tivemos atividades de educação alimentar e nutricional como mitos e verdades, fantoches e quantidade de carboidrato por alimento, e educação física voltadas para adultos, crianças e adolescentes, que consistiu numa caminhada acompanhada por um educador físico, além de estações do curso de Enfermagem monitorando a pressão e o controle glicêmico de cada participante.

Ao final do evento, todos os participantes ganharam medalhas e brindes como forma de prestigiá-los pelo seu empenho em estar conosco se informando e atualizando sobre o Diabetes.






Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados