23/06/2017

Campanha Nacional de Produtos Orgânicos – 2017

      Este ano começa a Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos, do Ministério da Agricultura e outros parceiros no âmbito federal, estadual e municipal, cujo tema é: “Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica”. Iniciou na última semana de maio e ocorrerá até maio de 2018. Trata-se de um evento de grande relevância na área da nutrição diante do impacto positivo não só da saúde da população, como também no meio ambiente. 



Os alimentos orgânicos são produtos de um processo de produção, processamento e embalagem, que não inclui substâncias sintéticas e químicas, como fertilizantes e agrotóxicos. Os agricultores utilizam insumos da própria fazenda, incluindo insetos naturais, rotação de culturas e o trabalho humano. Com isto, é possível obter o rendimento desejado, solo agradável e até mesmo controle de pragas. Sabe-se que os agrotóxicos estão envolvidos com imunodepressão, mal de Parkinson, câncer, alterações neurológicas, respiratórias e manifestações clínicas como urticária e alergia.
Não se pode esquecer ainda que a grande utilização de agrotóxicos na agropecuária traz consequências ainda ao meio ambiente, através da contaminação de seres vivos, água, sedimentos, ar e solo. A contaminação de águas subterrâneas e superficiais, é de grande importância, pois pode afetar outras áreas, além da área fonte.
        A Campanha consiste na divulgação de materiais como vídeos, panfletos e até eventos promovidos pelo Ministério da Agricultura e parceiros, a fim de conscientizar a população de seus direitos e obrigações acerca do tema, além de orientar a respeito da produção e identificação do alimento orgânico, seja em feiras e mercados ou em hotéis e restaurantes. Infelizmente o estado de Goiás não está sendo contemplado com o desenvolvimento de atividades referentes à Campanha por parte de sua organização, mas todos nós, desde consumidores até produtores de alimentos, podemos recorrer a materiais
fornecidos pelos órgãos que regulam a produção de alimentos para nos informarmos sobre esse assunto que vem sendo discutido mais abertamente. No entanto, se você mora em algum dos estados listados a seguir, você pode participar ativamente da Campanha! Basta acompanhar a programação do seu estado clicando aqui.
Diante do exposto, percebe-se a relevância do combate ao uso abusivo de agrotóxicos e a valorização do produto orgânico como meio de prevenção de possíveis doenças e promoção da saúde da população. Outra luta importante é a denúncia e fiscalização da produção de produtos do gênero alimentício, principalmente pelo fato de grandes produtores hoje em dia venderem produtos com agrotóxicos como produtos orgânicos, enganando o consumidor e oferecendo, assim, maior risco à saúde da população. A Campanha, então, visa disseminar informações a respeito do tema em todos os espaços possíveis para que alcance um número cada vez maior de pessoas, empoderando os consumidores e incentivando-os a buscarem seu direito de acesso à uma alimentação segura e a um produto confiável.
       Abrace essa causa você também! Divulgue o post entre seus amigos e conhecidos para que todos se informem mais a respeito dos alimentos orgânicos e agrotóxicos que têm chegado à nossa mesa. Essa luta também é sua!! 


Referências

Campanha Nacional de Produtos Orgânicos - 2017. Disponível em: <http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=2264<. Acesso em: 15 jun 2017.

DIAS, V. V.; SCHULTZ, G.; SCHUSTER, M. S.; TALAMINI, E.; RÉVILLION, J. P. O mercado de alimentos orgânicos: um panorama quantitativo e qualitativo das publicações internacionais. Ambiente e Sociedade. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 161-182, 2015.

SOUSA, A. A.; AZEVEDO E.; LIMA, E. E.; SILVA, A. P. F. Alimentos orgânicos e saúde humana: estudo sobre as controvérsias. Rev. Panam. Salud Pública. v. 31, n. 6, p. 513-517, 2012.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados