02/11/2016

PEC 241, Você sabe o que significa?

                  A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, também chamada de PEC do Teto de Gastos, de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, pretende congelar as despesas do Governo Federal - gastos com saúde, educação, assistência social e Previdência, por exemplo -, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos. 
            Ela tem como objetivo frear a trajetória de crescimento dos gastos públicos e tentar equilibrar as contas públicas.
            Enviada em junho à Câmara dos Deputados, a proposta institui o ''Novo Regime Fiscal''(NRF), que prevê que tais gastos não poderão crescer acima da inflação acumulada no ano anterior.
            O regime atual, ancorado apenas em metas de resultado, não se mostrou capaz de conter o crescimento da despesa pública no âmbito da União. Como resultado, a queda recente da receita tem sido acompanhada da deterioração dos resultados fiscais e da elevação do endividamento público.
            O efeito esperado do novo regime é a redução da despesa primária da União em percentual do PIB, de forma permitir que, em momentos de maior crescimento, seja gerado espaço fiscal suficiente para que, em momentos de recessão, a política fiscal possa ser utilizada para estimular a economia sem que se comprometa a sustentabilidade fiscal. 
            Algumas críticas em relação a esta PEC é que a PEC 241 institucionaliza um ajuste fiscal permanente e ignora uma eventual melhora da situação econômica do País. Além disso, retira da sociedade e do Parlamento a prerrogativa de moldar o orçamento destinado a essas áreas, que só poderá crescer conforme a variação da inflação.
            Para ser aprovada, a PEC precisa passar por duas apreciações plenárias tanto na Câmara quanto no Senado. A intenção do governo é liquidar as quatro votações ainda este ano. Como se trata de alteração constitucional, a aprovação depende do apoio de três quintos dos votos na Câmara e no Senado, ou seja, 308 deputados e 49 senadores.
   
Nesta segunda feira (07/11) às 14h  haverá uma Assembléia Universitária no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal  -  Campus Samambaia para tratar do assunto: PEC 241/55 Impactos sobre as Universidades. 

Continue esclarecendo o assunto:



Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados