26/07/2016

Construção de Horta Escolar em parceria com PET Geografia

As atividades do Programa de Educação Tutorial de Nutrição (PET NUT/UFG) visam a promoção da saúde e prevenção de doenças de seu público alvo. Ações de promoção da saúde são sustentadas muitas vezes em ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

A partir do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para políticas públicas, a EAN é um campo de conhecimento e de prática contínua dentro do contexto do Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), desenvolvido de forma transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover  a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

A partir da lógica e da perspectiva do Marco de Referência em EAN, o PET Nutrição se uniu ao PET Geografia/UFG para a efetivação de atividades de educação em saúde de crianças da Escola Municipal Professor Aristoclidis Teixeira, em Goiânia. A parceria surgiu a partir da união de dois projetos em comum de cada PET.

A horta caracteriza um espaço único de aprendizado e de oficinas educativas que somam no desenvolvimento e integração de grupos. A horta permite aos grupos PET NUT e PET GEO trabalhar aspectos nutricionais, pedologia, sazonalidade dos alimentos, origem dos alimentos, agroecologia, reciclagem, compostagem e manejo da terra. O objetivo da parceria é criar um laboratório vivo por meio da horta escolar, visando a EAN e a preservação ambiental para o desenvolvimento de capacidades e habilidades cognitivas nos alunos envolvidos, que permitam a conscientização individual e coletiva da importância da alimentação saudável e do uso consciente dos recursos naturais disponíveis.

Já aconteceram duas ações na Escola Municipal Professor Aristoclidis Teixeira, com a participação de uma média de 150 alunos, de 8 a 12 anos. Os alunos participaram de forma bastante ativa, cumprindo com as expectativas do grupo. Os canteiros da horta serão construídos em pneus reciclados e o próximo passo é o plantio.



Continuem acompanhando essa atividade aqui no Blog!





Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados