02/09/2015








Conferências de Saúde
O que são?
Posso participar?

                    As conferências de saúde se iniciaram há 70 anos e sua realização obrigatória foi garantida pela promulgação da Lei nº 8.142 
(http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8142.htm), que consagrou as conferências como instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, que tem a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação das políticas públicas de saúde, em âmbito municipal, estadual e nacional.
As conferências devem acontecer de quatro em quatro anos, com a participação dos movimentos sociais organizados, das entidades ligadas à área da saúde, dos gestores e dos prestadores de serviço de saúde. As últimas conferências foram no ano de 2011, e já estão acontecendo este ano.

A cada nova conferência observa-se o aumento da participação da sociedade civil, o que garante a definição de políticas públicas mais democráticas, ou seja, a sociedade tem a oportunidade de discutir e apontar soluções para os problemas que envolvem a saúde da população brasileira, assim como, a soberania alimentar dos povos e a segurança alimentar e nutricional (SAN). É nesse espaço que a população se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área de SAN.

A 5° Conferência Estadual de SAN aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto no prédio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (EMATER) no campus samambaia da Universidade Federal de Goiás com o tema: “Comida de verdade no campo e na cidade”, organizada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONESAN). Foram discutidos todos os aspectos que envolvem a temática nas diferentes conferências municipais e regionais ao longo do primeiro semestre de 2015.

Com a participação ativa de representantes da sociedade civil, estudantes, universidade, governo e movimentos sociais, os trabalhos aconteceram em grupos divididos por eixos temáticos. Assim, o objetivo foi descentralizar a discussão para melhor representação das regiões na plenária final com a construção do documento final. Os temas abordados envolveram as políticas nacionais de SAN, acesso, produção, economia bem como sistemas alimentares sustentáveis. Os temas transversais estiveram bem presentes como os modelos agroecológicos de produção, reforma agrária, uso de agrotóxicos e seus malefícios a saúde bem como os grandes monopólios das indústrias de alimentos e do agronegócio em relação à terra e à monocultura. Paralelo com cada tema estava a atual situação da saúde pública e as transições demográficas, nutricionais, e epidemiológicas.

A 5° Conferência Nacional de SAN acontece do dia 3 a 6 de novembro desse ano em Brasília.

Saiba mais sobre as conferências:

Cordel de autoria de Juvaldino Nascimento da Silva, Senhor do Bonfim, Bahia

Queremos vossa atenção
Nesses versos popular
Rimado ou sem a rima
Queremos manifestar
O conceito que temos
De segurança alimentar
Todo mundo tem direito
De poder se alimentar
Com alimentos saudáveis
Todo dia e sem parar
Respeitando os costumes
E a cultura do lugar
A agricultura familiar
É quem produz alimentos
Mas precisa ter a terra
A água e implementos
Sem agredir a natureza
Dando a ela seu sustento
A falta de alimentos
Existe em todo lugar
Esse tipo de problema
Nós temos que superar
Distribuindo terra e água
Para o agricultor cultivar
Adquirindo terra e água
Alguns problemas vão acabar
Principalmente a fome
E a obesidade popular
Trazendo paz e saúde
Para o povo do nosso lugar
Para acabar com a fome
E também a obesidade
As doenças associadas
Da nossa sociedade
Precisamos de alimentos
Saudáveis e em quantidade
O direito alimentar
É parte fundamental
De condições necessárias
Mas também essencial
De forma igualitária
E não discriminal
Todo País tem direito
À soberania alimentar
Produção e distribuição
É garantia, a Lei nos dá!
Cabe aos nossos governantes
Fazer isso funcionar

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados