11/09/2014

PAPEL MACHÊ



Uma das receitas básicas para modelagem de diversos objetos artesanais, como vasos, máscaras e bonecos é com o uso do papel machê. O papel machê é uma massa muito simples e fácil de fazer, que é obtida com uma mistura de papel umedecido em água, juntamente com cola.

E esta massa que é produzida pelo papel machê é bem maleável, permitindo assim a modelagem de vários objetos, que depois de secos, se tornam lindas peças, que podem ser lixadas e pintadas com muita criatividade e liberdade.



  • Origem do papel machê

    O papel machê foi criado pelos chineses há mais de 2 mil anos atrás, onde posteriormente foi levado para Europa, onde era utilizado para produção de objetos de decoração, em países como França e Inglaterra. E foi na França que surgiu seu nome, papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado.
     
O papel machê também foi bastante utilizado na Itália, para produção de máscaras de carnaval, e até uma igreja foi construída com papel machê, na Noruega, e esta obra durou 37 anos em perfeitas condições de conservação, sendo posteriormente demolida.



  •  Como fabricar papel machê?

1. Pegue um pouco de papel (pode ser jornal, papel toalha, papel higiênico...) e pique-o todo em tiras bem fininhas;

2. Mergulhe o papel em uma bacia com água (2/3 de água para cada 1/3 de papel picado), e deixe o papel de molho até ficar encharcado;

3. Depois, esfarele e amasse o papel úmido com as mãos, para que ele se torne uma massa homogênea;

4. Faça pequenas bolas de massa com as mãos, e aperte bem para retirar todo excesso de água;

5. Coloque toda massa seca em uma vasilha, amasse para esfarelar e adicione cola branca (30 g de cola para cada 500 g de papel);

6. Mexa bem a mistura com as mãos, até que a cola fique bem aderida ao papel amassado;

7. E pronto você já tem papel machê para soltar toda sua criatividade no artesanato!!!





Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados