21/08/2014

SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO

Olá, pessoal! 
Muitas pessoas têm falado do sódio na alimentação e dos PREJUÍZOS que pode causar para sua SAÚDE! O consumo exagerado de sal está relacionado ao aumento no risco de doenças crônicas, como hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças renais. E ATENÇÃO! Porque as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das mortes no mundo e 72% no Brasil!

Segundo o Ministério da Saúde, a população não tem a percepção da quantidade elevada de sal que ingere. Dados de 2013 apresentados hoje mostram que apenas 15,9 % consideram elevado o consumo, e 48,6% acham adequada a dieta que possuem. Para o ministério, por esse motivo, medidas de proteção são importantes.

O Ministério da Saúde fez um acordo de cooperação com a Abia (Associação das Indústrias da Alimentação) para redução do sódio em alimentos industrializados.  E fabricantes de alimentos conseguiram reduzir a presença de sódio em 11% em pães de forma e bisnaguinhas e em 15% em macarrões instantâneos, no período entre 2011 e 2012. Com a redução, estima-se que 1.295 toneladas de sódio tenham sido retiradas dos produtos. Os números foram divulgados nesta terça-feira (12/08) pelo Ministério da Saúde.

Algumas DICAS para você se atentar ao seu consumo de sódio!!
Embutidos e enlatados apresentam muito sódio para conservação, por isso, fuja de fast food!!!! A salsicha do cachorro quente, por exemplo, tem 680 mg de sódio em 2 unidades (ou 64 g), isso corresponde à 28% do que um adulto deve consumir em um dia inteiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo diário de sódio não deve passar de 2g!


Não se iluda pensando que só alimentos salgados são ricos em sódio!!! As bolachas escondem grande quantidade de sódio para conservação. Em 8 unidades de bolacha wafer você pode ter 10% das suas necessidades diárias!!!


Comida japonesa é saudável, desde que você não abuse do Shoyu. Em sua versão tradicional, em 15g, são 855 mg de sódio, ou 36% das necessidades diárias. Já a versão light tem 24%!!!


Saiba mais!!!




Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados