19/05/2016

DOE VIDRO, DOE VIDA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientes necessários para que tenham crescimento e desenvolvimento adequado, não só nos primeiros anos de vida, mas sim por toda ela. A orientação é que os bebês recebam exclusivamente o leite materno até os 6 meses de idade e que depois disso seja inciada a introdução da alimentação complementar, que deve ainda estar associada ao leite materno até, no mínimo,os 2 anos de idade.
Segundo dados da OMS, a má nutrição liga-se, direta ou indiretamente à praticamente uma em cada três mortes de crianças menores de 5 anos, sendo que mais de dois terços delas estão associadas à práticas inapropriadas de alimentação que ocorrem no primeiro ano de vida da criança. Tornando - se importante ressaltar sempre a importância do aleitamento materno no primeiro ano de vida.
Sabendo da grande importância do leite materno na alimentação desses bebês, existem hoje os Bancos de Leite Humano (BLH), que, segundo a FIOCRUZ, são locais responsáveis pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista.
Os Bancos de Leite Humano  estão em um processo de crescimento no Brasil, mas atualmente na cidade de Goiânia, existem apenas dois. Na nossa cidade um dos maiores pontos de coleta é o Hospital da Mulher e Maternidade Dona Íris. Referencia nacional em atendimento humanizado, o Dona Íris tem sido referido também como um dos melhores no atendimento de recém nascidos prematuros e/ou que sofreram alguma complicação durante o parto. E sabendo sabendo da importância do aleitamento materno pra esses recém nascidos o Hospital traz a campanha de arrecadamento de potes de vidro para a coleta do leite materno naquelas mães que produzem muito leite.
Para participar dessa campanha é bem fácil, basta seguir esses passos:


- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, se não conter a tampa plástica pode ser doado também, é só retirar a tampa. Pode ser de café solúvel ou maionese;


- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e o vidro, lave com água e sabão, enxaguando bem;

-E por último, leve o Frasco até o ponto de coleta, a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG).



10/05/2016

Plataforma Lattes




        A Plataforma Lattes surgiu com o objetivo de facilitar o planejamento, a gestão e a operacionalização do fomento à pesquisa e das instituições de ensino e pesquisa. Em agosto de 1999, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lançou e padronizou o currículo Lattes como sendo o formulário de currículo a ser utilizado no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia e CNPq. Essa base de dados foi denominada em homenagem a um físico atuante no Brasil, César Lattes, falecido em 2005. Desde que surgiu foi observado constante aumento na sua abrangência, sendo utilizado pelas principais universidades, institutos, centro de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa dos estados como instrumento para a avaliação de pesquisadores, professores e alunos. O Currículo Lattes foi implantado em países como Colômbia, Equador, Chile, Perú, Argentina, Portugal, Moçambique e outros que estão em processo de implantação.
A Plataforma Lattes, criada e mantida pelo CNPq, é um meio de integração de bases de dados de currículos em um único Sistema de Informação, destinada a grupos de pesquisa e a instituições. O Currículo Lattes é hoje considerado um padrão nacional, empregado pela maior parte das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país, responsável por registrar a vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores. A Plataforma é considerada a principal e mais importante base de dados, que permite facilitar as análises de currículos e méritos. Portanto, é referência em armazenamento de dados e cruzamento de informações. 




          Diante da importância da Plataforma Lattes no ambiente acadêmico e a percepção da dificuldade dos discentes com a plataforma, o PET Nutrição UFG propôs e realizou no dia 06 de maio de 2016, das 16h às 18h, o Minicurso Lattes. 

Foram abordados os seguintes temas na palestra introdutória: 
- Conhecendo a Plataforma Lattes
- Iniciando o Currículo Lattes 
- Atualizando o Currículo Lattes
- Dicas e Observações

        Além disso, foi disponibilizado um período de trinta e cinco minutos para a prática, no qual os participantes tiveram a oportunidade de anexarem seus certificados no Currículo Lattes, com auxílio da Professora Mestranda Maria Luiza Ribeiro e dos petianos (as). 
       O Minicurso Lattes teve uma ótima avaliação e acrescentou de forma significante para o conhecimento dos alunos presentes. Quem não participou do 1º Minicurso Lattes, ainda terá chances. Fiquem atentos, em breve será ofertado o 2º Minicurso Lattes.



Saiba mais em: http://lattes.cnpq.br/

04/05/2016

PET Nutrição no III ECOPET

Nos dias 20 a 23 de abril aconteceu o III ECOPET (Encontro do Centro-Oeste de grupos PET), em Dourados - MS, sediado pela Universidade Federal da Grande Dourados. Da Universidade Federal de Goiás, estiveram presentes PET Nutrição, PET Enfermagem regional Goiânia, PET EMC (Engenharias Elétrica, Mecânica e de Computação), PET Biologia, PET Geografia, PET Engenharia de Alimentos e PET Vila Boa.
O Encontro Regional de Grupos PET tem como premissa fomentar o debate a respeito da educação superior e das ações desenvolvidas pelos Grupos PET do Centro-Oeste no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, com intuito de promover uma formação superior de qualidade , integrando os Grupos do Programa de Educação Tutorial – PET desta região, ao mesmo tempo em que promove maior visibilidade e maior inserção dos Grupos PET no cotidiano dos respectivos cursos nas faculdades que os abrigam.




Para estreitar os vínculos de socialização, de conhecimento e de pertencimento, foram programadas palestras, grupos de estudo e de Trabalho (GDT), oficinas, reuniões de bolsistas e de tutores, atividades culturais e saraus que certamente promoveram o sentimento de cordialidade e de pertencimento à comunidade PET.
 Os temas do GDTs foram:


  1. Ações para desenvolvimento e fortalecimento do programa/visibilidade do PET na instituição.
  2. Educação Tutorial: Teoria e prática
  3. Financiamento do Programa de Educação Tutorial
  4. Filosofia do Programa
  5. Avaliação
  6. Função Social do Programa


         E as oficinas foram:
 
  1. A história social do blues e jazz
  2. Processamento de linguiças
  3. Contação de histórias
  4. Sensibilização Ambiental: Reutilizando para decorar
  5. Viagem técnica a Bonito - MS
  6. Aquariofilia
  7. Técnica de Bonsai
  8. Técnica de Shantala
  9. Prática de Uso de Equipamento de proteção individual e de emergência.


Durante o III ECOPET, os bolsistas e tutores tiveram a oportunidade de promover, sobretudo, o intercâmbio e a cooperação entre os grupos, consolidando o modo de pensar e de fazer a educação tutorial na Região Centro-Oeste, buscando novas alternativas para aprimorar a graduação e atividades desenvolvidas pelo grupo, pela reflexão e pela ação dos Grupos PET.






O grupo PET Nutrição - UFG foi representado no encontro por sete petianas e com a apresentação de dois trabalhos, sendo eles:  EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E O PROCESSO DE EMPODERAMENTO AOS PORTADORES DE DIABETES e GRUPOS DE ESTUDOS: UMA FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO SABER.

Assembleia Geral

Foram levadas para a Assembleia Geral as discussões dos GDTs. É nesse momento em que são feitas as votações das deliberações a serem encaminhadas para o Encontro Nacional de grupos PET (ENAPET), que acontecerá no Rio Branco - AC.



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