25/11/2015

II Encontro Interativo de Portadores de Diabetes e Oficina de Arte Culinária para Portadores de Diabéticos


         Em comemoração ao dia do Diabetes o PETNUT organizou o II Encontro Interativo para Portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 e 2, com participação da comunidade acadêmica e interessados. O evento ocorreu no dia 20 de novembro às 14 horas, com o objetivo de propiciar mais informações acerca do diabetes e de seu tratamento para os portadores da doença e para não diabéticos.
         Participaram do evento 31 (trinta e uma) pessoas que fizeram parte de uma roda de conversa sobre “Os olhos e o diabetes” e “Diabetes e o cotidiano” ministrada pelo Dr. Gustavo e “Mitos e verdades sobre a alimentação de um diabético” e “Contagem de carboidratos” ministrada pela Profª. Drª. Rosana. O evento contou com distribuição de vários brindes aos participantes, coffee break com preparações voltadas para diabéticos e troca de experiências entre os participantes, a comunidade acadêmica e os palestrantes. Os patrocinadores foram: Linea Sucralose, Associação de Idosos do Jardim Balneário, UNICON e Laboratório de DietéticaMaria Altina.

No dia 21 de novembro, às 8 horas, foi realizada a II Oficina de Arte Culinária para Portadores de Diabetes, com preparações dietéticas. O objetivo foi promover a saúde e a troca de experiência sobre receitas específicas para diabéticos, abordando a função dos ingredientes nas preparações, apontando as possíveis substituições.
Participaram do evento 16 (dezesseis) pessoas, que foram distribuídas em 8 (oito) bancadas para realizarem as seguintes receitas: pão integral diet, bolo diet de cenoura com cobertura de chocolate, tapioca, arroz integral, frango assado ao leite, chuchu refogado, ambrosia diet de laranja, salada e sucos, cada uma representando refeições de 1 (um) dia alimentar. Todos almoçaram e degustaram as preparações.
O evento foi sensacional!






18/11/2015

II Encontro Interativo de Portadores de Diabetes

          O PET NUT está organizando o II Encontro Interativo de Portadores de Diabetes, que acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes.

            Na sexta-feira, 20 de novembro, das 14 às 18 horas, na sala Pequi da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás, haverá uma roda de conversa composta por participantes portadores de diabetes e estudantes de nutrição. Esse momento será conduzido pelo Dr. Gustavo Dafico Bernardes de Oliveira, médico Endocrinologista, abordando o tema: “O Diabetes e o cotidiano”. Após o intervalo para um coffee break, a prof. Dr. Rosana de Morais Borges Marques, Nutricionista, retomará o bate-papo falando sobre “Mitos e verdades do cardápio de um portador de Diabetes” e “Contagem de carboidratos”. Haverá lanche saudável e sorteio de brindes.

            No sábado, 21 de novembro, acontecerá a II Oficina de Arte Culinária, das 08 às 12 horas, no Laboratório de Dietética da Faculdade de Nutrição/UFG, em que os participantes irão preparar receitas dietéticas, que compõem o cardápio de um dia, desde o desjejum até a ceia, para um portador de Diabetes. Também haverá um lanche saudável e ao final todos irão degustar as preparações.

            As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas por e-mail: petnutufg@gmail.com ou pelos telefones: 62 8427-7952 ou 62 9288-2036. Mas corram, as vagas são limitadas e já estão esgotando!!!


11/11/2015

Dia Mundial do Diabetes.

     Comemora-se no próximo sábado, 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e tem como objetivo a conscientização da população.

    O Dia Mundial do Diabetes é representado por um círculo azul. Em várias culturas, o círculo simboliza a vida, a mãe terra, a saúde e a união. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.
   Diabetes é uma doença crônica que pode ter como causa fatores metabólicos, genéticos ou fatores relacionados ao estilo de vida do individuo. Segundo a OMS, em 2014 a prevalência mundial de diabetes foi de 9% em adultos maiores de 18 anos e teve, em 2012, uma estimativa de 1,5 milhões de mortes diretamente causadas por diabetes.
   O diabete tipo 1 (também conhecido como insulina-dependente) é caracterizado pela deficiência na produção de insulina e requer administração diária de insulina. Poliúria, fome constante, sede excessiva, fadiga e alterações na visão são alguns dos sintomas que podem ser notados. Já o diabete tipo 2 é resultado pela ineficiência do organismo em utilizar a insulina produzida. 90% da população mundial diabética apresenta esse tipo, segundo a OMS. É importante ressaltar que o tipo 2 é caracterizado principalmente por sedentarismo e obesidade. 
   Em comemoração a esse dia o PET NUT realizará, no próximo dia 20, o II Encontro Interativo de Portadores de Diabetes, que contará com palestras de profissionais especializados no assunto, com distribuição de brindes e materiais. Já no dia 21, acontecerá uma Oficina Culinária com preparação de receitas pelos participantes com o auxilio de profissionais e petianos. 





05/11/2015

Despedida Mariana Luiza

       Na vida tudo tem o seu tempo determinado, tempo de nascer, chorar, rir, dançar, buscar, amar, falar e etc. Hoje chegou o tempo da despedida de uma petiana, despedidas são sempre muito complicadas, mas quando sabemos que é para algo maior, ela se torna menos dolorida. Agradecemos o tempo que a Petiana Mariana Luiza dedicou ao PET, foi muito gratificante trabalhar com você, uma pessoa super dedicada, organizada, de opinião firme e que sempre corre atrás do seus objetivos! Uma nova fase está por vir na sua vida, e saiba que o PETNUT sempre estará de portas abertas. Você já sabe onde nos encontrar! Vamos sentir sua falta e desejamos sucessos tanto na sua vida profissional quando pessoal.



Lembre-se UMA VEZ PETIANA SEMPRE PETIANA.



04/11/2015

NOVEMBRO AZUL

O câncer de próstata apresenta alta taxa de mortalidade, sendo o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele. O Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, desde 2008, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de saúde no Brasil.

Sendo assim, no mês de novembro ocorrerá em todos os estados brasileiros palestras informativas, iluminação em pontos turísticos e monumentos, intervenções em regiões de grande fluxo de pessoas, além do VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, em Brasília. O objetivo da campanha é conscientizar a população masculina sobre a importância de exames anuais, para diagnóstico precoce nos casos da doença, visto que não há prevenção.
Os fatores de risco para o desenvolvimento deste câncer são: idade a partir de 65 anos; histórico familiar; raça negra; alimentação inadequada; sedentarismo; obesidade. Já os sintomas são manifestados apenas nos casos avançados, sendo: vontade de urinar com urgência; dificuldade para urinar; levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro; dor óssea; queda do estado geral; insuficiência renal; dores fortes no corpo.
A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar e raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. É importante diagnosticar casos no início, pois a chance de cura é maior, cerca de 90%.
Portanto, para reduzir os riscos do câncer de próstata, o homem pode adotar algumas práticas importantes, como: fazer exames anuais com um urologista; ter hábitos alimentares saudáveis, com baixo consumo de gordura animal e alta ingestão de frutas, verduras, legumes e grãos; praticar exercícios físicos regularmente; e tratar a obesidade, quando for o caso, procurando orientação médica e nutricional.


Conscientize aqueles que estão próximos a você! Vamos fazer parte dessa campanha!

Links:


Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados