29/10/2015

Halloween - Você conhece a história por trás disso?

O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, porém surgiu na antiguidade, entre os Celtas (na região onde hoje fica a Irlanda, Inglaterra e norte da França) a cerca de 2500 anos.


Os celtas comemoravam o seu ano novo no dia 1º de novembro, data que marcava o fim do verão, o término da colheita e o início de um rigoroso inverno. Por conta disso, na noite de 31 de outubro os celtas realizavam um festival chamado Samhain. Nesse dia, acreditava-se que as almas dos mortos e dos antepassados caminhavam sobre a Terra, e que o mundo seria ameaçado. A festa Samhain, tinha, portanto o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

E qual é a origem do nome HALLOWEEN?

Durante a Idade Média, o catolicismo reprimiu antigas práticas pagãs. No século IX, o papa Bonifácio IV determinou que o dia 1º de novembro, antigo ano novo celta, seria o “Dia de Todos os Santos” (All-hallows, no inglês arcaico). Ou seja, em vez de celebrar as almas dos antepassados em rituais e festividades nada ortodoxos, a população deveria venerar os mártires cristãos.


Assim, dia 31 de outubro, noite anterior à festa, passou a ser chamada de All-hallows Eve (referência a evening, que significa “noite” em inglês), o que se transformou, ao longo dos séculos, na forma moderna Halloween.


Saiba mais em:

Pietro Henrique Delallibera. "O nosso Halloween nasceu na Antiguidade"; História Viva,UOL. Disponível em <http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/halloween_nasceu_na_antiguidade.html>. Acesso em 28 de outubro de 2015.


SOUSA, Rainer Gonçalves. "História do Halloween"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 28 de outubro de 2015.

22/10/2015

PET NUT/UFG no Dia Mundial da Alimentação

Dia 16 de outubro, sexta passada, foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A data se trata do dia em que foi criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization), em Québec, Canadá, no ano de 1945.

O Dia da Alimentação acontece para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da segurança alimentar para garantir uma alimentação adequada para todos e o combate a fome, indicando as ações necessárias para que uma alimentação saudável seja acessível para todos.

      Nesse dia o grupo PET NUT/UFG realizou atividades com o grupo de idosos do Centro de Referência e Convivência do Idoso (CRCI) com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da alimentação saudável, suas características e benefícios.

       Houve uma explicação sobre os 10 Passos Para Alimentação Saudável de forma interativa. Logo em seguida, os idosos participaram de uma dinâmica na qual montaram um “prato saudável” a partir de figuras de alimentos saudáveis e não saudáveis que apresentamos a eles. Os idosos participaram e se divertiram bastante na escolha dos alimentos. Ao final da atividade, eles participaram de um lanche saudável que nós preparamos, para demostrar como pode ser fácil ter uma alimentação saudável e saborosa.



Referências:
FAO
OMS




15/10/2015

SEMANA DO PEIXE

Preço baixo, sabor e saúde para todos.

Está acontecendo a 12ª Semana do Peixe, que vai de 28 de setembro a 16 de outubro. A campanha acontece em todo o Brasil e cada Estado preparou uma programação específica para incentivar o consumo do pescado entre a população, com a venda de produtos de qualidade por um preço mais acessível. Confira aqui.

O Brasil produz aproximadamente 2 milhões de pescado gerando um PIB pesqueiro em torno de R$ 5 bilhões, proporcionando 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos. Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), o Brasil poderá se tornar um dos maiores produtores do mundo até 2030, ano em que a produção pesqueira nacional teria condições de atingir 20 milhões de toneladas.

A Organização Mundial de Saúde, recomenda um consumo anual de pelo menos 12 kg de peixe por habitante e o brasileiro, segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009, consome em média 9 kg/ano. Porém vale lembrar que os métodos de cocção auxiliam muito nas preparações mais saudáveis, prefira sempre peixes cozidos e assados evitando peixes fritos.

Os pescados, além de gerarem empregos e contribuírem para a economia do país, são boas fontes de aminoácidos que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo.


Referências:




07/10/2015

Apoio Acadêmico do PET NUT


O Apoio Acadêmico é uma forma de ensino adotada pelo PET (Programa de Educação Tutorial) NUT/UFG. Foi criado com o objetivo de promover um fácil acesso ao ensino pelos estudantes de nutrição e interação do grupo PET NUT com a comunidade acadêmica da FANUT. A implementação dos serviços de apoio aos estudantes é um recurso que cada vez mais deve ser desenvolvido nas universidades exercendo a sua intervenção ao nível dos domínios acadêmico, pessoal/social e vocacional (MOREIRA, 2007).
Ao longo do desenvolvimento do percurso acadêmico, o aluno universitário defronta-se com várias tarefas que se encontram divididas em três domínios principais (Gonçalves & Cruz, 1988):
  1. Domínio acadêmico - Dificuldades relacionadas com hábitos e métodos de estudo e sistemas de avaliação;
  2. Domínio pessoal e social - Dificuldades no desenvolvimento de um sentido de identidade e das relações interpessoais;
  3. Domínio vocacional - Questões relacionadas com a identidade vocacional, procura de emprego e transição para o mundo do trabalho.
Assim, o Apoio Acadêmico é um serviço que auxilia no desenvolvimento do aluno a promover o seu funcionamento e potencial crescimento. Para isso as estratégias adotadas podem ser efetuadas de forma direta sobre o próprio aluno, como no PET NUT, ou indireta com atuação sobres outros elementos acadêmicos (professores, funcionários e alunos) que mantem contato com o aluno alvo (MOREIRA, 2007).
O Apoio Acadêmico ofertado pelo PET NUT é composto por alunos de vários períodos, o que facilita bastante o alcance a diversos períodos do curso. Desse modo não visa apenas o ensino, mas também o auxílio aos estudantes, guiando-o e mostrando maneiras mais rápidas; práticas e fáceis de obter o conhecimento, como por exemplo, elaborando roteiros. A melhoria das notas dos alunos também é uma preocupação.  
Sendo assim, este apoio não contribui somente para o estudante que precisa de ajuda, mas também aos petianos, pois além de estudar junto ao aluno, isso também contribui para o seu crescimento intra e interpessoal, proporcionando novas experiências, e aperfeiçoando técnicas que aprendemos na universidade.

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados