30/09/2015

AS METAS GLOBAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

No dia 25 de setembro, aconteceu em Nova Iorque um evento decisivo para os próximos anos e a vida de todos nós: a reunião para definição das metas globais de desenvolvimento sustentável. 193 líderes mundiais se reuniram para discutir e validar as 17 metas globais para atingir 3 objetivos principais nos próximos 15 anos, que são: Erradicar a pobreza extrema, Combater a desigualdade e injustiça e Conter as mudanças climáticas. Esse é o Global Goals e, como o nome diz, são metas globais, então a ideia é que todos no mundo sejam beneficiados.

Para que os três objetivos tenham êxito, foram elaboradas 17 Metas Globais, sendo elas: Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Igualdade de gênero, Água potável e saneamento, Energia limpa e acessível, Trabalho decente e crescimento econômico, Indústria, inovação e infraestrutura, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis, Ação contra mudança global do clima, Vida na água, Vida terrestre, Paz, justiça e instituições eficazes e Parcerias e meios de implementação.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO) também aderiu à campanha e está divulgando principalmente a Meta 2, que tem como objetivo acabar com a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

A nossa parte nessa história toda é divulgar muito essas Metas. O que nós podemos fazer para ajudar o Global Goals a alcançar o objetivo é espalhar essas ideias pra que elas cheguem a todos, e assim os líderes mundiais terão que se comprometer com ações efetivas e poderosas na COP-21 em novembro, em Paris. A página Global Goals - Metas Globais, foi criada para compartilhar o mapa interativo com as 17 metas, e também evidenciar todos que estão apoiando o movimento.


Veja mais em: BLOG Ideias na Mesa
                        17 Metas

24/09/2015

Vamos falar de agroecologia?

           É um conceito muito importante para entendermos a agricultura sustentável, sendo necessário para nossa formação pessoal e profissional . O progresso técnico-científico de nossa sociedade é sustentado, principalmente, pela utilização dos recursos naturais, os quais possibilitam boa produtividade e praticidade. No entanto, a forma mecânica e não sustentável como a natureza tem sido tratada produzem efeitos negativos em diversos aspectos, como, por exemplo, poluição de rios e redução da diversidade genética, dentre outros.
           Diante deste contexto, a agroecologia pode ser definida como uma ciência em construção, que consiste no estudo de ecossistemas relacionados à agricultura, envolvendo conhecimentos de ecologia, agronomia, economia e sociologia. Sendo assim, é importante que se realize ações e/ou eventos que discutam e, consequentemente, produzam conscientização e maior entendimento deste tema tão relevante em nossa realidade social, econômica e ambiental.
           Sendo assim ocorrerá de 28 de setembro a 01 de outubro de 2015, em Belém  o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), com o objetivo de promover o debate de temas na perspectiva agroecológica .  Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) vem sendo realizado com participação ativa e ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão e sociedade civil organizada envolvida com as demandas da Agricultura Familiar e lógicas familiares de produção, em geral. Inicialmente pensado como espaço de valorização da Agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como verdadeiro espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos, construído por todos od parceiros da Agricultura Familiar e camponesa, no Brasil e no mundo.


Para saber mais sobre este congresso acesse o link abaixo:


REFERÊNCIAS:
·         Agroecologia: Introdução e Conceitos – Alberto Feiden
·         Site do CBA

16/09/2015

X Passeio Ciclístico da Família

Olá galera!

O Passeio Ciclístico da Família deste ano foi um sucesso! Aconteceu neste último final de semana, e o PETNUT mais uma vez marcou presença desde as etapas de planejamento e organização até o dia do evento.

O evento ciclístico também contou com a participação do PET Biologia, PET Conexões de Saberes, PET Enfermagem, PET Engenharia de Alimentos e PET Geografia, os quais contribuíram com atividades diversas como: arrecadação de livros, oficina de histórias infantis, oficina de balões, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV e hepatite, amostra de técnicas de higienização de mãos, distribuição de amostras de sabão feito de óleo e distribuição de mudas.

Neste ano, o PETNUT realizou a antropometria dos participantes, orientações aos indivíduos a partir do IMC calculado e circunferência abdominal, juntamente com a entrega de panfletos sobre os Dez Passos da Alimentação Saudável. Já com o público infantil, desenvolvemos uma exposição lúdica e interativa sobre as diferenças dos alimentos in natura e processados, e sua matéria-prima, contando ainda com distribuição de brindes para as crianças. Além disso, o PETNUT colaborou com o preparo e distribuição de frutas para os participantes.

Para celebrar o sucesso do Passeio Ciclístico e a grande integração dos petianos, os grupos PETs se reuniram para uma confraternização, além de expor os resultados do evento, assim como sugestões e ideias para os próximos.

Agradecemos a participação da comunidade presente, dos grupos PETs, do idealizador do evento Josiel (Radical CicloBoy) e dos demais colaboradores envolvidos na realização do X Passeio Ciclístico da Família.



09/09/2015

Vem aí o X Passeio Ciclístico da Família

No próximo domingo, dia 13/09, à partir das 8h, no Setor Itatiaia II, acontecerá o X Passeio Ciclístico da Família.
Este é um evento anual organizado pelos Programas de Educação Tutorial (PETs) da UFG e membros da comunidade do setor. Ele tem como objetivo divulgar o uso da bicicleta, integrar a comunidade com a Universidade e arrecadar alimentos não perecíveis para famílias carentes do bairro.
É um evento aberto ao publico de todas as idades e para participar cada pessoa deverá levar 1 kg de alimento não perecível. Haverá arrecadação de livros didáticos, sorteio de brindes, atividades para as crianças, distribuição de frutas, e muito mais!
O PET NUT, que não poderia ficar de fora, participará fazendo a antropometria dos participantes para que eles conheçam um pouco mais sobre seu estado de saúde a partir do peso, altura e IMC. Também desenvolveremos uma atividade muito interessante com as crianças no local do evento.

Junte-se ao PET NUT!

Venha participar conosco e se divertir.


02/09/2015








Conferências de Saúde
O que são?
Posso participar?

                    As conferências de saúde se iniciaram há 70 anos e sua realização obrigatória foi garantida pela promulgação da Lei nº 8.142 
(http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8142.htm), que consagrou as conferências como instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, que tem a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação das políticas públicas de saúde, em âmbito municipal, estadual e nacional.
As conferências devem acontecer de quatro em quatro anos, com a participação dos movimentos sociais organizados, das entidades ligadas à área da saúde, dos gestores e dos prestadores de serviço de saúde. As últimas conferências foram no ano de 2011, e já estão acontecendo este ano.

A cada nova conferência observa-se o aumento da participação da sociedade civil, o que garante a definição de políticas públicas mais democráticas, ou seja, a sociedade tem a oportunidade de discutir e apontar soluções para os problemas que envolvem a saúde da população brasileira, assim como, a soberania alimentar dos povos e a segurança alimentar e nutricional (SAN). É nesse espaço que a população se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área de SAN.

A 5° Conferência Estadual de SAN aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto no prédio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (EMATER) no campus samambaia da Universidade Federal de Goiás com o tema: “Comida de verdade no campo e na cidade”, organizada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONESAN). Foram discutidos todos os aspectos que envolvem a temática nas diferentes conferências municipais e regionais ao longo do primeiro semestre de 2015.

Com a participação ativa de representantes da sociedade civil, estudantes, universidade, governo e movimentos sociais, os trabalhos aconteceram em grupos divididos por eixos temáticos. Assim, o objetivo foi descentralizar a discussão para melhor representação das regiões na plenária final com a construção do documento final. Os temas abordados envolveram as políticas nacionais de SAN, acesso, produção, economia bem como sistemas alimentares sustentáveis. Os temas transversais estiveram bem presentes como os modelos agroecológicos de produção, reforma agrária, uso de agrotóxicos e seus malefícios a saúde bem como os grandes monopólios das indústrias de alimentos e do agronegócio em relação à terra e à monocultura. Paralelo com cada tema estava a atual situação da saúde pública e as transições demográficas, nutricionais, e epidemiológicas.

A 5° Conferência Nacional de SAN acontece do dia 3 a 6 de novembro desse ano em Brasília.

Saiba mais sobre as conferências:

Cordel de autoria de Juvaldino Nascimento da Silva, Senhor do Bonfim, Bahia

Queremos vossa atenção
Nesses versos popular
Rimado ou sem a rima
Queremos manifestar
O conceito que temos
De segurança alimentar
Todo mundo tem direito
De poder se alimentar
Com alimentos saudáveis
Todo dia e sem parar
Respeitando os costumes
E a cultura do lugar
A agricultura familiar
É quem produz alimentos
Mas precisa ter a terra
A água e implementos
Sem agredir a natureza
Dando a ela seu sustento
A falta de alimentos
Existe em todo lugar
Esse tipo de problema
Nós temos que superar
Distribuindo terra e água
Para o agricultor cultivar
Adquirindo terra e água
Alguns problemas vão acabar
Principalmente a fome
E a obesidade popular
Trazendo paz e saúde
Para o povo do nosso lugar
Para acabar com a fome
E também a obesidade
As doenças associadas
Da nossa sociedade
Precisamos de alimentos
Saudáveis e em quantidade
O direito alimentar
É parte fundamental
De condições necessárias
Mas também essencial
De forma igualitária
E não discriminal
Todo País tem direito
À soberania alimentar
Produção e distribuição
É garantia, a Lei nos dá!
Cabe aos nossos governantes
Fazer isso funcionar

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados