24/11/2014

Você sabe o que é novembro azul?



   O mês de OUTUBRO foi marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama, novembro não ficou de fora, e agora a vez é dos homens. No dia 17 de novembro é comemorado o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e por isso surgiu o NOVEMBRO AZUL.   

   O câncer de próstata é uma doença altamente prevalente no mundo inteiro, sendo o sexto tipo mais comum, corresponde a 9,7% de todos os cânceres da população masculina com uma estimativa de 513.000 casos novos ao ano. Um dos principais fatores de risco é a idade, em que 65% dos casos diagnosticados são em pacientes com idade superior a 65 anos e apenas 0,1% antes dos 50 anos.  Além disso, outro fator importante é a hereditariedade, ou seja, se um parente de primeiro grau é ou foi portador da doença o risco é duas vezes maior de adquiri-la.

   Para a prevenção da doença deve-se adotar uma alimentação balanceada e variada, rica em frutas, verduras, legumes, cerais, hortaliças. Diminuir a ingestão de alimentos gordurosos, principalmente de origem animal. Praticar atividade física, consumir com moderação bebidas alcoólicas e não fumar. Além de realizar os exames de rotina, principalmente homens a partir dos 50 anos.

   Deve-se ficar em alerta aos sintomas comuns de câncer de próstata como: dificuldade ao urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento é iniciado com a radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. 

   Por isso fique em alerta e preserve a sua saúde!


Saiba mais: 



13/11/2014

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data de 14 de novembro tornou-se oficial pela ONU a partir de 2007 e foi escolhida por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Pensando nisso, o petNUT irá promover o 1º Encontro Interativo de Diabéticos na UFG 2014 no dia 21/11 às 15 horas, não percam!

                       


            Que tal conhecermos um pouco sobre a história do diabetes?


História do diabetes

O papiro Ebers, descoberto pelo alemão Gerg Ebers em 1872, no Egito, é o primeiro documento conhecido a fazer referência a uma doença que se caracterizava por emissão frequente e abundante de urina. Mas foi apenas no século II depois de Cristo, na Grécia Antiga, que esta enfermidade recebeu o nome de diabetes. Este termo, que se atribui à Araeteus, discípulo de Hipócrates, significa “passar através de um sifão” e explica-se pelo fato de que a poliúria, que caracterizava a doença, assemelhava-se à drenagem de água através de um sifão.

Mais adiante, médicos indianos, observaram provável doçura da urina de pacientes com diabetes, pela maior concentração de formigas e moscas em volta da urina dos mesmos. Em 1674, o médico Thomas Willis provou a urina de um de seus pacientes e descreveu a mesma como “Doce como Mel”.  Na Inglaterra em 1776, o Dr. Mathew Dobson aqueceu a urina até o ressecamento, formando um resíduo açucarado, fornecendo as evidências experimentais de que pessoas com diabetes eliminavam de fato açúcar pela urina.

Cullen, também no séc. XVIII (1769), sugeriu o termo mellitus (mel, em latim), diferenciando os tipos de diabetes em diabetes mellitus, caracterizado pela urina abundante com odor e sabor de mel, e diabetes insipidus, com urina também abundante, clara, e não adocicada.

Em meados do século XIX foi sugerido, por Lanceraux e Bouchardat, que existiriam dois tipos de diabetes, um em pessoas mais jovens, e que se apresentava com mais gravidade, e outro em pessoas com mais idade, de evolução não tão severa, e que surgia mais frequentemente em pacientes com peso excessivo.

No inicio a teoria era que o principal órgão a causar a doença era os rins, pois o principal sintoma da doença era a eliminação de urina em excesso. Mais tarde, levantou-se a possibilidade de que o fígado era o principal causador, porém em 1788 a relação de diabetes e o pâncreas surgiu quando em uma autópsia de paciente diabético o pâncreas se apresentou destruído.

Em 1908, o Dr.George Ludwing extraiu uma substância do pâncreas e injetou em cinco pacientes, o nível de glicosúria reduz drasticamente, porém, os efeitos colaterais surgiram desmotivando a continuidade do tratamento. Treze anos mais tarde, Frederick Banting e Charles Herbert Best conseguiram alcançar seus objetivos: extrair a secreção interna do pâncreas e isolar a insulina.

Em 12 de janeiro de 1922, a insulina foi aplicada como tratamento. O paciente foi Leonard Thompson, ele tinha 14 anos e pesava aproximadamente 30kg. Inicialmente o tratamento não foi eficaz, e onde a injeção foi aplicada surgiu uma infecção piorando o seu quadro, porém a redução da glicemia foi significativa, o que fez com que os pesquisadores produzissem uma insulina mais limpa, mais refinada. Seis meses depois a insulina foi novamente aplicada, a glicemia de Leonard baixou de 520 para 120mg/dl em 24 horas, com o tempo ele começou a ganhar peso. Leonard viveu relativamente saudável por mais 13 anos, e aos 27 faleceu por pneumonia.


Para maiores informações acesse:

06/11/2014

PET NUT MARCANDO PRESENÇA NO INTERPET!

   O INTERPET é um evento promovido anualmente pelos 10 grupos PET pertencentes à UFG. O evento consiste em promover um espaço de organização e integração das atividades realizadas pelos grupos PET para favorecer as discussões sobre os objetivos do Programa de Educação Tutorial dentro da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. 

   Neste ano de 2014, a organização e recepção esteve sob a responsabilidade do Grupo PET Enfermagem Jataí, que proporcionou o evento nos dias 3 e 4 de novembro na cidade de Goiânia. O local destinado foi o Auditório do Centro de Aulas D - Setor Universitário. No primeiro dia, os Petianos apresentaram pesquisas produzidas durante o ano letivo, sendo que nosso PET foi representado pela integrante Clara Sugizaki, com o tema "Percepção de alunos do ensino médio e acadêmicos de nutrição da UFG sobre as áreas de atuação do Nutricionista conhecimentos em nutrição". 


   No segundo dia de evento, assistimos uma apresentação cultural, palestras e mesa redonda com temas que envolveram desde a relação interpessoal no ambiente de convívio do PET à possíveis inovações que possam acrescentar ao Programa Tutorial. No período da tarde, foram oferecidos quatro GDs (1 - Como está sendo a valorização do PET nos programas de pós-graduação; 2 - Quais são as ferramentas utilizadas para avaliar as atividades desenvolvidas nos Grupos PET; 3 - Quais são as inovações que favorecem a formação do Petiano; 4 - Quais são as estratégias realizadas para aumentar a visibilidade do Grupo PET na comunidade interna e externa da universidade) os quais tiveram a participação de 3 integrantes do nosso Pet em cada. 


Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados