18/09/2014

IX Passeio Ciclístico da Família

Olá Galera!!!!

Neste final de semana aconteceu o IX Passeio Ciclístico da Família, o PET não poderia deixar de marcar presença. Foi uma manhã muito dinâmica e especial, onde todos os PETs desenvolveram atividades com a comunidade que estava presente.

Queremos fazer um agradecimento especial ao PET CONEXÕES DE SABERES e ao PET ENGALI que nos deu apoio às nossa atividades.

O PET NUT teve destaque com atividades que agradaram a todos!


  • Distribuição de sachês com sal de ervas e explicação passo a passo do processo de produção.





  • Apresentação teatral sobre Reciclagem para a criançada e distribuição de frutas para os participantes.



11/09/2014

PAPEL MACHÊ



Uma das receitas básicas para modelagem de diversos objetos artesanais, como vasos, máscaras e bonecos é com o uso do papel machê. O papel machê é uma massa muito simples e fácil de fazer, que é obtida com uma mistura de papel umedecido em água, juntamente com cola.

E esta massa que é produzida pelo papel machê é bem maleável, permitindo assim a modelagem de vários objetos, que depois de secos, se tornam lindas peças, que podem ser lixadas e pintadas com muita criatividade e liberdade.



  • Origem do papel machê

    O papel machê foi criado pelos chineses há mais de 2 mil anos atrás, onde posteriormente foi levado para Europa, onde era utilizado para produção de objetos de decoração, em países como França e Inglaterra. E foi na França que surgiu seu nome, papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado.
     
O papel machê também foi bastante utilizado na Itália, para produção de máscaras de carnaval, e até uma igreja foi construída com papel machê, na Noruega, e esta obra durou 37 anos em perfeitas condições de conservação, sendo posteriormente demolida.



  •  Como fabricar papel machê?

1. Pegue um pouco de papel (pode ser jornal, papel toalha, papel higiênico...) e pique-o todo em tiras bem fininhas;

2. Mergulhe o papel em uma bacia com água (2/3 de água para cada 1/3 de papel picado), e deixe o papel de molho até ficar encharcado;

3. Depois, esfarele e amasse o papel úmido com as mãos, para que ele se torne uma massa homogênea;

4. Faça pequenas bolas de massa com as mãos, e aperte bem para retirar todo excesso de água;

5. Coloque toda massa seca em uma vasilha, amasse para esfarelar e adicione cola branca (30 g de cola para cada 500 g de papel);

6. Mexa bem a mistura com as mãos, até que a cola fique bem aderida ao papel amassado;

7. E pronto você já tem papel machê para soltar toda sua criatividade no artesanato!!!





01/09/2014

LAYS SERAFIM RIBEIRO

      E é com tristeza que anunciamos a saída da Lays do grupo PET. Ta, a gente sabe que a pessoa tem que crescer e tal, mas não é tão simples assim aceitar. Da vontade de pegar no braço dela e falar "senta aqui, você vai ficar!". Alguém que sempre representou e representa muito bem o que é o PET-NUT, que despertou a vontade em algumas de nós de se tornar uma petiana, que teve paciência de ensinar a dar os passos corretos, agora vai em busca de novas oportunidades, afinal é pra frente que se anda, e todos nós queremos evoluir. Saiba que sempre estaremos aqui pra te apoiar em tudo que precisar. E te desejamos muito sucesso, muita sabedoria, e muita felicidade na sua caminhada. Obrigada por tudo Lays...


Petiana: 2012/2 - 2014/1

VICTÓRIA GUIMARÃES ERNESTO


     É com tristeza, mas com grande orgulho que anunciamos a saída da Vick, tristeza por ter perdido em nosso grupo uma pessoa que contribuiu para com nosso desempenho e irá fazer falta e, orgulho por saber que a sua saída foi por um bom motivo - intercâmbio -. Sendo assim, qualquer forma de despedida não nos agrada, mas te desejamos que os passos que vc escolheu para trilhar sejam guiados e iluminados por Deus. Uma vez petiana sempre petiana, porque não existe ex-petiana. Vai lá e arrasa em Portugal!



Petiana: 2013/1 - 2014/1

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados