26/08/2013

Distúrbios do sono, relação com a nutrição

Estudos revelam que a obesidade é fator de risco para desenvolver Síndrome da Apnéia obstrutiva do Sono. Trata-se de uma doença crônica, progressiva; que pode, inclusive, representar risco de vida. Os sintomas incluem ronco, pausas respiratórias, sono agitado com múltiplos despertares e sudorese. Além da obesidade, o estilo de vida, também influencia na qualidade do sono. A surpresa é que o principal grupo de risco são universitários. Esses estudantes normalmente não têm um ciclo de sono-vigília regular, passam muitas noites em claro, fazem uso abusivo de substâncias ricas em cafeína para manter o estado de alerta, (como pó de guaraná). E, já foram realizadas pesquisas que comprovam que esse ritmo acaba prejudicando o bom rendimento.
Para quem tem problemas para dormir, vale aquela receitinha da vovó: o chá de camomila antes de dormir, e outras ervas, como valeriana, kava kava, melissa também podem ajudar. Além do maracujá, que tem atividade calmante, sedativa.
Saiba mais:

14/08/2013

O PODER DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS


Um assunto que vem sendo muito difundido na atualidade é a capacidade benéfica que alguns alimentos exercem no nosso organismo, estes são os chamados alimentos funcionais. Porém, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que são, quais são e o que eles realmente fazem para melhorar o nosso organismo. Por isso, seguem algumas dicas para melhorar nossa saúde e nos manter sempre informados (as):

O que são alimentos funcionais?

São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. São caracterizados por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.

Posso consumir alimentos funcionais sem restrições?

É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados.
A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados proteicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3.

Alguns exemplos de alimentos funcionais:













Agora que algumas dúvidas sobre alimentação funcional já foram solucionadas, vale sempre dizer que devemos ter uma alimentação equilibrada, saudável e sempre acompanhada de perto por um nutricionista, pois só este profissional tem competência para indicar a melhor alimentação para cada um! ;)


Fonte: Revista Abril

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados