22/05/2013

Principais adoçantes do mercado


      Em primeiro lugar, é bom lembrar que o adoçante dietético foi desenvolvido para atender os diabéticos já que eles devem restringir o açúcar e os produtos doces da alimentação devido ao quadro de hiperglicemia (alta taxa de glicose no sangue) que apresentam.
          Apesar disso, o adoçante dietético passou a ser usado também no controle de peso, como uma estratégia de facilitar a redução calórica. Atualmente, é consumido até por pessoas que desejam manter o peso.
           Portanto é bom saber sobre o tipo de adoçante que se usa, de modo a fazer com que esse uso seja o mais saudável possível. Abaixo uma tabela de equivalência dos adoçantes em relação ao açúcar de mesa (sacarose).


08/05/2013

ADOÇANTES




            Os adoçantes surgiram no início do século XX para atender às necessidades dos diabéticos. O produto emplacou, mas esse público expandiu-se também para pessoas que procuram uma alimentação saudável, por motivos estéticos e excesso de peso. Hoje em dia, existe uma gama de adoçantes, artificiais e naturais e várias marcas que os fabricam. Dessa forma, é possível variar e fazer combinações entre diferentes edulcorantes.
            Existe, no entanto, um dilema a respeito dos malefícios que esse consumo pode causar. Pesquisas revelam que o ciclamato e a ciclohexilamina (componentes de alguns adoçantes) atravessam a barreira placentária e podem prejudicar a formação do feto, também foram descobertos danos ao rim e à bexiga, relacionados ao potencial carcinogênico. Os defensores dos adoçantes alegam que até hoje nada foi descoberto em humanos, essas pesquisas foram realizadas em ratos, e com a administração de uma quantidade excessiva de edulcorantes (adoçantes), que ninguém consumiria. A recomendação da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) segue na tabela abaixo:

Adoçante
Dose (mg / kg de peso)
Sacarina
3,5
Steviosídeo
5,5
Ciclamato
11
Aspartame
40
Acessulfame-K
15
Sucralose
15
Xilitol, Manitol e Sorbitol
15



Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados