24/02/2012


Bom dia pessoal,

Anunciamos que a Seleção PET-NUT 2012 irá começar!!!

As inscrições acontecerão entre os dias 27 de fevereiro e 06 de março na sala do PET (em frente ao NEPAN) no período das 08:00 horas ao 12:00 e 14:00 horas às 17:00 horas. 

Inscreva-se e participe!!!

Confira o edital: Edital Seleção PET NUT 2012

08/02/2012

O SUS é exemplo de acesso á Saúde Pública


Bom dia pessoal!

Na semana passada o PET NUT participou do Núcleo Livre (NL) Fundamentos Teórico-Práticos do SUS, juntamente com outros alunos da UFG. Nele pudemos entender mais sobre a dinâmica de funcionamento do sistema, os serviços oferecidos, além de sua história, princípios e diretrizes. Tivemos uma visão mais ampliada do que é o SUS, valorizando o nosso Sistema. A prova disso é o reconhecimento do SUS no cenário internacional.



OMS quer conhecer modelo brasileiro de saúde

Para entidade, o Brasil tem muito oferecer para países que estão construindo seu próprio sistema de saúde
O Sistema Único de Saúde brasileiro foi foco de discussão no comitê de Genebra da Organização Mundial da Saúde (OMS) junto a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O objetivo foi apresentar o SUS para o comitê que quer conhecer o modelo brasileiro para ajudar outros países a também construir um sistema público de saúde. Para a diretora geral assistente da OMS, Carissa Etienne, o sistema universal de saúde brasileiro é um exemplo de acesso à saúde pública. “O Brasil tem muito a oferecer e os outros países têm muito a aprender com os avanços e também com os problemas que percebemos nesse sistema tão complexo”, afirma.
O SUS foi apresentado ao comitê pelos secretários Jarbas Barbosa (Vigilância em Saúde), e Helvécio Magalhães (Atenção à Saúde). Além de Carissa Etienne, participaram da mesa de discussão, o representante da OPAS/OMS no Brasil, Jacobo Finkelman. 
O encontro, ocorrido no final da última semana, abordou no primeiro dia a atenção básica, financiamento, desafios epidemiológicos, incorporação tecnológica, saúde mental e cuidados emergenciais. Outros temas também entraram em pauta como a implantação da Secretaria de Saúde Indígena e o grande esforço do Governo Federal em garantir acesso gratuito de medicamentos à população.
“Essa é uma grande oportunidade para que outros países conheçam e percebam o grande empenho brasileiro em construir um sistema universal de saúde de qualidade. A presença da OMS nesse papel é fundamental por ser uma entidade internacional de extrema importância”, afirma Helvécio Magalhães.
“O interesse de outros países em construir um sistema universal de saúde de qualidade vem crescendo e o SUS, apesar de ainda ter muito que melhorar, é uma referência mundial em atenção à saúde pública”, acrescenta Jarbas Barbosa.
Evento contou com a participação do chefe do Departamento de Relações Internacionais do Ministério da Saúde, embaixador Eduardo Barbosa, que abordou o tema Cooperação Internacional em Saúde.

Quem ainda não conhece o Sistema e deseja se conhecê-lo melhor, segue uma indicação de filme: "Políticas de Saúde Pública no Brasil" (http://www.youtube.com/watch?v=cSwIL_JW8X8)

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados