23/12/2010

Algo diferente.


Eu queria ter postado isso antes, mas realmente chegou outrubro e tudo ficou uma loucura. Porém não é tarde para postar, só temos que agradecer a Ana por tudo que ela fez no PET e por ser sempre uma pessoa companheira. Então, está ai o texto que a Ana fez sobre o que foi o PET para ela.

"Ser petiana foi, antes de tudo, uma grande honra.
O Programa de Educação Tutorial é mais que um programa que favorece excelência na formação acadêmica. O PET, aos seus 31 anos de história, além de formar doutores, profissionais completos e diferenciados no mercado de trabalho, como mostram as tantas estatísticas realizadas com os egressos, forma cidadãos.
Mais do que ações de ensino, pesquisa e extensão, o PET possibilita a oportunidade de vivenciar uma multiplicidade de momentos que incluem a aproximação da comunidade, favorecendo a formação de um compromisso social entre os petianos.
Mais do que proporcionar a experiência do planejamento de momentos de atualização científica, contribuir para o aperfeiçoamento da graduação e do projeto político-pedagógico do curso, o PET permite a aproximação com o ambiente acadêmico, a formação de vínculos com os discentes e técnicos administrativos da Academia, possibilitando ao aluno vivenciar de forma integral a sua formação, entendendo-se e fazendo parte desse processo.
Além das experiências relativas à realização de pesquisas científicas, elaboração de resumos, construção de projetos, o PET favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, o qual, associado ao compromisso social, forma profissionais-cidadãos cujo olhar sobre a comunidade, o paciente ou o cliente é integral e holístico.
Por fim, e talvez mais importante, o PET edifica amizades. Ensina sobre o desafio de trabalhar em grupos, de lidar com personalidades, pensamentos e idéias diferentes. Ensina que duas idéias opostas quando bem discutidas resultam, ao final, em uma ação muito melhor do que as idéias iniciais poderiam ser. Tudo isso sob a coordenação próxima de um tutor, cuja missão perpassa o estímulo à aprendizagem ativa dos seus tutorados, tendo como desafio desenvolver o aprender a aprender. Ser tutor é ser um pouco mãe e um pouco chefe, é buscar um difícil equilíbrio entre esses dois opostos.
O PET-NUT foi tudo isso para mim. Me acrescentou habilidades infinitamente importantes enquanto profissional, me possibilitou a convivência com uma tutora que foi mãe e chefe conforme a necessidade, me acrescentou importantes qualidades enquanto pessoa e cidadã e deixou comigo lembranças maravilhosas e amizades que eu levarei sempre comigo. Por isso e muito mais, eu sempre serei grata pela honra e oportunidade."
Ana Paula Nunes Bento

Desenvolvido por: Adorável Design ・ Design por: @Pintarecriativo

PET NUT ・ Todos os direitos reservados